Organizado por Eder França (biólogo pela UFRRJ) e Jarbas Queiroz (professor do Departamento de Ciências Ambientais/IF/UFRRJ), o livro “Guia de Formigas da Reserva Ecológica de Guapiaçu” é fruto das atividades de pesquisa do Laboratório de Ecologia, Conservação e Mirmecologia da UFRRJ, em parceria com a Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Um dos objetivos da publicação é contribuir para a execução do plano de manejo da Reserva de Guapiaçu (localizada no estado do Rio de Janeiro), além de divulgar conhecimento para ações de conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.
O inventário da diversidade de formigas da Regua teve início em 2015 – atendendo ao convite de Nicholas Locke, diretor da Reserva – e envolveu a participação de estudantes de graduação e pós-graduação da UFRRJ. As informações sobre a história natural das espécies de formigas que foram registradas na Regua foram compiladas de pesquisas bibliográficas e anotações de campo.
O guia traz capítulos introdutórios que falam sobre a morfologia, coletas e preparação do material; além de temas relacionados às formigas cortadeiras e aspectos funcionais das formigas na Mata Atlântica. O livro traz ainda o registro de 170 espécies de formigas, das quais 113 foram devidamente identificadas. Além disso, cada uma das espécies foi ilustrada com fotos do AntWeb e fotos de algumas espécies vivas que aproximam o leitor do seu conteúdo.
De acordo com os organizadores, “a publicação também pretende auxiliar na desconstrução do estereótipo de que as formigas são uma praga, buscando atrair o público para conhecer um pouco da nossa biodiversidade”.
O livro está disponível gratuitamente neste link: https://encurtador.com.br/BUeee
Texto e card: organizadores
Revisão e edição: CCS/UFRRJ