Reportagem de Paula Guatimosim publicada nesta quinta-feira, 17/7, no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), destaca pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental (PGEAAmb) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
O estudo científico busca aprimorar o controle de qualidade do tomate, ao auxiliar o produtor a identificar padrões de qualidade nos frutos, o que pode auxiliar na determinação do ponto ideal de colheita, na classificação dos tomates pela agroindústria e na seleção do fruto na decisão de compra do consumidor.
De acordo com Anderson Costa, professor do Departamento de Engenharia do Instituto de Tecnologia (IT/UFRRJ), a classificação manual está suscetível a erros de avaliação, ligadas à percepção humana. Com a classificação automatizada por sistemas de visão computacional, os agricultores aumentam a capacidade de acerto na classificação e seleção destes frutos. Anderson conta com apoio da Faperj para desenvolver suas pesquisas por meio do programa de Auxílio ao Pesquisador Recém-contratado e também da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Para ler a notícia, acesse o link a seguir: https://www.faperj.br/?id=791.7.8