A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizou, nesta quarta-feira, 9 de julho, a primeira reunião oficial do Conselho de Professores Orientadores das Empresas Juniores (EJs), coordenada pela Divisão de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, vinculada à Agência de Inovação, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proext). O encontro reuniu docentes orientadores vinculados às empresas júniores dos câmpus de Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios e marcou um passo importante para o fortalecimento da política institucional de apoio ao Movimento Empresa Júnior na UFRRJ.
Na ocasião, participaram a professora Patrícia Silva Gôlo, diretora da Agência de Inovação, e a professora Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa, pró-reitora de Extensão, ambas destacando a importância do fortalecimento institucional das Empresas Juniores como estratégia para potencializar a formação acadêmica empreendedora, fomentar a cultura da inovação e aproximar a Universidade das demandas da sociedade.
Durante a reunião conduzida pela docente Alessandra Cassol, foi apresentado o Edital de Cadastro e Regularização das Empresas Juniores da UFRRJ, que tem como objetivo promover a institucionalização das EJs por meio do registro formal no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), na modalidade Projeto de Extensão. O edital contempla tanto o cadastramento e regulamentação de novas Empresas Juniores quanto a regularização daquelas já em funcionamento, mas ainda não registradas no SIGAA. O prazo para a submissão dos pedidos de cadastro e regularização vai até o dia 24 de julho de 2025.
Outro ponto de destaque foi a apresentação do Edital FAPERJ Nº 12/2025 – Apoio às Empresas Juniores no Estado do Rio de Janeiro, que tem como objetivo apoiar as EJs nas ações de prospecção e retenção de novos clientes. Para concorrer aos recursos, as empresas precisam estar institucionalizadas e com registro aprovado no SIGAA. O prazo final de submissão das propostas é 18 de julho de 2025 no sistema SisFaperj.
Durante a reunião, também foi compartilhada uma importante conquista institucional: a aprovação, pela Câmara de Extensão, do Regulamento Interno para Associações sem Fins Lucrativos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que passa a vigorar a partir de julho. De caráter normativo, o regulamento define os princípios, diretrizes e procedimentos para o reconhecimento, apoio e acompanhamento de associações civis sem fins lucrativos geridas por estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da UFRRJ, entre elas as empresas juniores.
As associações no âmbito da UFRRJ devem desenvolver projetos e serviços que contribuam para a formação acadêmica e profissional dos seus membros, fortalecendo a integração entre teoria e prática e preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho. O regulamento representa um avanço institucional no reconhecimento do protagonismo estudantil e na consolidação de ambientes formativos baseados na autonomia, responsabilidade social e inovação.
A criação do Conselho de Professores Orientadores das Empresas Juniores, a publicação do edital de regularização e a entrada em vigor do novo regulamento formam um conjunto de medidas estratégicas que visam dar respaldo legal e acadêmico às iniciativas empreendedoras dos estudantes. A Proext e a PROPPG reforçaram seu compromisso em acompanhar e apoiar o desenvolvimento das EJs, promovendo a articulação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação dentro da Universidade.
Texto: Agência de Inovação da UFRRJ