O projeto Acessibilidade comunicacional de baixa tecnologia na UFRRJ: ação e reflexões, coordenado pelas professoras Catharine Prata Seixas e Stefhanny Lobo e Silva, em colaboração com o servidor técnico-administrativo Bruno da Silva Vasconcelos e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), recebeu reconhecimento nacional com a veiculação do episódio “Comunicação Alternativa amplia a voz de pessoas não falantes” do podcast VideBula, da Radioagência Nacional.
Entrevistadas para o episódio, as professoras do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) enfatizaram que garantir o direito à comunicação para todas as pessoas, independentemente de suas especificidades, é essencial para promover a inclusão e fortalecer a participação social.
Nesse contexto, a implementação da Placa-Prancha de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) durante o evento de extensão Semana Rural, mais especificamente no Espaço Kids, representou uma iniciativa inovadora. A professora Stefhanny Lobo e Silva destaca o impacto positivo dessa ação na promoção da acessibilidade comunicacional dentro do ambiente universitário.
Para a professora Catharine Prata Seixas, essa iniciativa reforça a necessidade de estratégias inclusivas que garantam a participação ativa de pessoas com deficiência e com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC) no ensino superior. Segundo ela, projetos como esse são essenciais para construir uma universidade mais acessível, acolhedora e comprometida com a diversidade.
A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) envolve o uso de símbolos, recursos, estratégias e técnicas para garantir a comunicação de indivíduos que apresentam algum impedimento ou limitação no uso da fala, temporária ou permanente, associada ou não a alguma deficiência.
O uso de recursos de acessibilidade, como a Placa-Prancha de Comunicação Aumentativa e Alternativa, no ambiente acadêmico, reforça o compromisso da UFRRJ com a inclusão e o respeito às diferenças, abrindo caminhos para a construção de uma comunidade universitária mais inclusiva e participativa.
As professoras destacam ainda a importância de expandir a iniciativa para outros espaços públicos, com o objetivo de garantir o direito à comunicação para todas as pessoas. No entanto, alertam que a instalação das pranchas de comunicação demanda não apenas apoio técnico especializado, mas também recursos financeiros. Apesar de serem tecnologias de baixo custo, ainda há despesas com materiais necessários para a produção e manutenção das pranchas.
O VideBula vai ao ar todas as terças-feiras, no site da Radioagência Nacional e nas principais plataformas de áudio. As jornalistas Patrícia Serrão e Raissa Saraiva assinam o roteiro, as entrevistas e a apresentação do episódio.
Para ouvir o episódio, clique no link a seguir:
A transcrição do áudio, a tradução em Libras e os créditos da equipe estão disponíveis aqui .
Para mais informações sobre o podcast, acesse: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2025-06/comunicacao-alternativa-amplia-voz-de-pessoas-nao-falantes
Para saber mais sobre a placa- prancha de CAA na Semana Rural, clique aqui.
Acompanhe nas mídias sociais as atualizações sobre a Licenciatura em Educação Especial da UFRRJ: instagram.com/lic.eduespecial.ufrrj/