A CAPES divulgou edital do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI), que selecionará projetos conjuntos de pesquisa, parcerias universitárias e candidaturas individuais em qualquer área do conhecimento durante o ano de 2016.
1 – Projetos de parcerias universitárias
a – Missão de trabalho
Duração: mínimo 7 (sete) e no máximo 20 (vinte) dias, para cada uma das missões.
b – Missão de estudo
Modalidades:
Graduação Sanduíche: duração de 4 (quatro) a 12 (doze) meses.
Benefícios:
2 – Projetos conjunto de pesquisa
a – Missão de trabalho
Duração: mínimo 7 (sete) e no máximo 20 (vinte) dias, para cada uma das missões.
b – Missão de estudo
Modalidades:
Benefícios:
3 – Candidaturas Individuais
Os benefícios previstos na Portaria Capes nº 60/2015 e suas alterações para a modalidade de bolsa solicitada.
Projetos conjuntos ou parcerias universitárias: 2 (dois) anos, podendo ser prorrogada por mais 2 (dois) anos, conforme critérios de avaliação da DRI/Capes.
Candidatura individual: 1 ano, sendo que a renovação está condicionada ao envio documentação conforme as regras da modalidade de bolsa concedida e à disponibilidade orçamentária da DRI/Capes.
Projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias
OBS: as Candidaturas Individuais deverão apresentar exposição de motivos quanto ao seu destaque acadêmico, quanto à impossibilidade de serem contempladas por outros editais específicos e documentação de aceite oficial por Programa/Instituição de notória excelência acadêmica ou científica do exterior no qual pleiteia financiamento, entre outros documentos relacionados no edital.
Para mais informações, visite http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/programa-geral-de-cooperacao-internacional