O reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), professor Roberto Rodrigues, compareceu, nesta quarta-feira (21/05), à audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, para a qual foi convocado o ministro da Educação Camilo Santana.
O ministro tratou do decreto nº 12.456/2025, que restringe cursos a distância (EaD) no país. O decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nessa segunda-feira (19/5) e estabelece a Nova Política de Educação à Distância.
Na audiência, o ministro também se manifestou sobre a crise orçamentária pela qual passam as universidades e institutos federais e afirmou que a ideia é fazer a recomposição orçamentária dessas instituições. Ele também pretende anunciar, em breve, medidas que possam tirar as universidades do contingenciamento – referindo-se ao recebimento de apenas 1/18 ao mês do orçamento da LOA 2025.
Segundo Camilo, haverá novidades ainda melhores a partir do encontro entre reitores e reitoras e o presidente Lula na próxima semana.