No dia 31 de março, jovens mapeadores cujo objetivo é a identificação de problemas socioambientais, obtiveram treinamento presencial com árvores no câmpus de Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Iniciativa fez parte do Dia Verde dos Dados Abertos 2025 (Green Open Data Day 2025), evento realizado pelo Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável (IVIDES.org), em parceria com a rede de capítulos YouthMappers das universidades federais do estado do Rio de Janeiro.
O mapeamento de espécimes arbóreos no câmpus registrou fotografias dos indivíduos e dados como a circunferência da árvore, sua espécie, o registro Wikidata e sua geolocalização. Com o apoio de aplicativos móveis, os registros foram feitos na plataforma OpenStreetMap, maior base cartográfica digital utilizada no mundo para projetos em mapeamento colaborativo, através do aplicativo MapComplete.
Ministrado pela Dra. Raquel Dezidério Souto, presidenta do capítulo YouthMappers Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participaram do treinamento os discentes da UFRRJ e os professores Gustavo Mota de Sousa, do Departamento de Geografia (DeGEOIA/UFRRJ), e a Dra. Danielle Cintra, da Universidade Federal Fluminense – câmpus Campos dos Goytacazes (UFF Campos).
Em sessão remota do evento, o professor Henderson Wanderley, do Departamento de Ciências Ambientais (DeptCAm/UFRRJ), apresentou sua pesquisa Índice de calor no campus da UFRRJ, tema relacionado a dados abertos e à dimensão ambiental e socioeconômica. A finalidade era sedimentar na plateia a relevância da conservação da vegetação.
O evento contou com o apoio do HUB YouthMappers Rio de Janeiro, grupo constituído por diversas universidades do estado, que têm se dedicado a mapear utilizando o OpenStreetMap. Além disso, recebeu patrocínio da TomTom e Wiki Movimento Brasil.
A rede internacional YouthMappers oferece aos professores e estudantes de universidades a oportunidade de melhorar suas habilidades em mapeamento colaborativo. Por meio de tecnologias geoespaciais públicas, destacam e abordam diretamente os desafios ambientais e de desenvolvimento em todo o mundo.
Em 2023, a UFRRJ passou a fazer parte da rede por meio do Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada (LiGA/UFRRJ) e do Instituto de Geociências (IGEO/UFRRJ). A iniciativa busca soluções em espaços como a Floresta Nacional Mário Xavier (Flona) e a comunidade de Seropédica e o Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro.
O capítulo YouthMappers UFRRJ está sediado no IGEO e tem como mentor o professor Gustavo Mota de Sousa (mentor) e as participantes Maiara Rabello, Jéssica Nunes e Juliana Paulino, discentes do curso de Geografia. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail youthmappers.ufrrj@gmail.com.
Edição: Ana Clara Tavares, estagiária de Jornalismo sob supervisão de Michelle Carneiro (CCS/UFRRJ).