A Universidade Rural firmou, em 5 de abril, um acordo de cooperação com a Escuela Agrícola Panamericana Zamorano, de Honduras. Segundo o documento, que tem validade de cinco anos, ambas as instituições se comprometem a “promover atividades acadêmicas, científicas e culturais através de colaborações no ensino, na pesquisa e na extensão”. Estiveram presentes no ato de assinatura o vice-reitor da UFRRJ, professor Eduardo Mendes Callado, e os representantes da Zamorano, Luis Fernando Osorio, diretor do Departamanto de Agroindústria Alimentar, e o professor Juan Anatonio Ruano.
O acordo entre a Rural e a Zamorano estabelece princípios gerais e as condições nas quais se desenvolverá a colaboração. Nesse sentido, estão previstos termos aditivos específicos que poderão abranger intercâmbio de docentes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e estudantes. Também podem ser realizados seminários, conferências e projetos de pesquisa científica e de extensão, entre outras atividades.
Segundo os representantes da universidade hondurenha, o desejo de estabelecer parcerias com a UFRRJ foi motivado, sobretudo, pelas semelhanças entre as duas instituições. Além disso, o professor Juan Anatonio Ruano também já foi um ruralino, entre 2007 e 2013, quando cursou o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA/UFRRJ).
– Quero compartilhar tudo de bom que a Rural me deu – disse Ruano. – A parceria pode trazer muitos benefícios, como a ida de estudantes do Brasil ao Caribe, e vice-versa. E a UFRRJ, assim como a Zamorano, já tem uma tradição de receber estudantes de outros países, como da África e da Argentina. Deste último, principalmente através do doutorado binacional do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação Agropecuária (PPGCTIA) .
A Zamorano (www.zamorano.edu) é uma universidade internacional privada, fundada por norte-americanos em 1942, com o objetivo de atuar na agricultura tropical das Américas. Ela oferece programas acadêmicos e profissionais em Ciência e Produção Agropecuária; Ambiente e Desenvolvimento; Administração de Agronegócios; e Agroindústria Alimentar. Com vocação internacional, há estudantes da Ásia, Europa e Américas, e 68% dos cerca de 1300 discentes recebem bolsas.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)