Nesta segunda-feira (10/03) tem início o primeiro semestre do ano letivo de 2025. A UFRRJ dá as boas-vindas aos calouros – ou “bixos”, como são conhecidos aqui na Rural – com Aulas Inaugurais que abordam o tema “Qualidade de Vida e Gestão da Vida Universitária” nos três câmpus onde a UFRRJ mantém cursos de graduação – Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios.
No câmpus Seropédica, a Aula Inaugural teve início com uma apresentação da Companhia de Dança, projeto de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e coordenado pela professora Valéria Nascimento Pires, do Departamento de Educação Física e Desporto (DEFD).
Mesa de Abertura
Em seguida, estiveram à mesa de abertura do evento o reitor Roberto Rodrigues, o vice-reitor César Da Ros, a pró-reitora de Graduação Nidia Majerowicz, a pró-reitora de Extensão Maria Ivone Barbosa, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação José Luis Luque, a pró-reitora de Assistência Estudantil Juliana Arruda e a diretora de cultura do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Ametista.
Saudando os alunos que lotavam o Auditório Gustavo Dutra nesta manhã para a Aula Inaugural, o reitor deu as boas-vindas a todos e ressaltou: “Esse é um local de ciência, de formação, de construção de ciência e tecnologia, mas principalmente, um lugar de transformação da vida de vocês”. E completou: “Viver a vida acadêmica em sua plenitude é muito importante – viver não só a comunidade acadêmica nos aspectos do ensino, da pesquisa e da extensão, mas também da sua formação política, da sua formação de vida, por isso a relevância da organização estudantil para vocês alunos”.
“A UFRRJ é referenciada na Baixada Fluminense, ela é um grande centro político que nós temos dentro do Estado do Rio de Janeiro e da Baixada, e aqui estão concentrados os recortes que determinam a sociedade do Estado do Rio, e é a Rural hoje se coloca na ponta de frente para lutar pela recomposição orçamentárias das universidades”, observou Ametista, em sua fala na mesa de abertura.
Em seguida, a pró-reitora de Extensão Maria Ivone tomou a palavra, lembrando que um dia também já esteve no mesmo local onde hoje sentavam os “bixos” e “bixetes” calouros de 2025. “Há um esforço muito grande desta Universidade, e eu falo isso como uma egressa desta Instituição, para que a gente avance e que vocês sejam acolhidos e tenham, neste período em que estarão na Universidade, o melhor ensino possível. Nós temos o compromisso com a universidade pública, com nosso entorno e com nossos alunos e alunas. Estamos muito felizes em recebê-los aqui”, finalizou.
“Bixos” e “Bixetes”
A Coordenadoria de Comunicação encontrou alguns calouros pelos corredores do Prédio Principal (P1), câmpus Seropédica. Ou melhor, encontrou “bixos” e “bixetes” que contaram um pouco da emoção de entrar para os bancos universitários da UFRRJ.
Camille C. F. de Castro – bixete de Veterinária
Ela passou para o curso de Medicina Veterinária. Camille terminou o Ensino Médio, trabalhou como jovem aprendiz, depois estudou um ano e passou para o tão sonhado curso. “Desde bem pequenininha eu sempre sonhei em ser veterinária. Por um tempo eu até tentei me encaixar em outras áreas, mas o que eu quero mesmo é ser veterinária”, afirmou. Camille passou na segunda tentativa no Enem. “Meus pais estão muito felizes, mais do que eu…”, completou sorrindo.
Gabriel Souza da Silva Santos – bixo de Engenharia Florestal
Gabriel é natural do Espírito Santo e está muito animado para começar o curso de Engenharia Florestal na UFRRJ. Ele prestou Enem duas vezes. Perguntado se este era o curso de seus sonhos, ele afirma que sim: “Eu gosto muito da área ambiental, eu me formei como técnico em meio ambiente no Ifes e decidi continuar na área. Eu me identifiquei”, explicou.
Nicolas de Moreno e Lucas Francisco Barbosa – bixos de Sistema da Informação
Nicolas e Lucas passaram na segunda tentativa no Enem para o curso de Sistema da Informação. “Estava ansioso para começar o curso. A minha família também está bem feliz”, disse Nicolas. Lucas também se diz muito animado: “A turma é boa, já está cheio de colegas e amigos aqui que já fiz, estou bem animado e ansioso para começar”, completou.
Aulas Inaugurais
Em seguida à mesa de abertura, iniciou-se a palestra da professora Carla Cristine Vicente, do Departamento de Psicologia da UFRRJ. A docente fala um pouco sobre os desafios da vida universitária e como manter a saúde mental nos dias atuais.
As Aulas Inaugurais seguem até amanhã, dia 11/03. Hoje à noite, o câmpus Seropédica sedia a segunda Aula Inaugural para os ingressantes dos cursos noturnos (Auditório Gustavão, às 18h30, com a palestrante professora Luciene Naiff, do Departamento de Psicologia). Amanhã, a Aula Inaugural do Instituto Multidisciplinar/câmpus Nova Iguaçu ocorre às 18h30, no seu Anfiteatro, com a professora Rosane Braga de Melo, do Departamento de Psicologia da UFRRJ. No mesmo dia e horário, ocorre a Aula Inaugural do Instituto Três Rios, no Anfiteatro do ITR, com o professor Marcelo Paula Melo, docente da Escola de Educação Física e Desporto da UFRJ.
Texto: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ
Imagens: Fernanda Barbosa e Alexander Moreira