O artigo do professor Jean Rodrigues Sales, docente do Programa de Pós-graduação em História e do Departamento de História do câmpus de Nova Iguaçu da UFRRJ, intitulado “A contrainformação como arma: a falsificação de um jornal litúrgico pela ditadura empresarial-militar (1977)” foi agraciado no Prêmio Memórias Reveladas 2024, do Arquivo Nacional.
O texto aborda o caso da falsificação, em 1977, de um jornal litúrgico da Diocese de Nova Iguaçu por agentes da ditadura empresarial-militar. O objetivo da falsificação era atacar dom Adriano Hypólito, bispo de Nova Iguaçu, que tinha atuação marcada pela defesa dos Direitos Humanos e de críticas aos militares.
O documento foi localizado pelo docente em suas pesquisas sobre a história dos trabalhadores e dos movimentos sociais na Baixada Fluminense durante o regime ditatorial. O documento analisado faz parte do Dossiê Dom Adriano Hypólito e pertence ao acervo do Centro de Documentação e Imagem (CEDIM), da UFRRJ, e pode ser consultado em seu Repositório Institucional.
Sobre o mesmo assunto, o professor, juntamente com outros membros do CEDIM, já organizou o livro “A Baixada Fluminense e a Ditadura Militar: movimentos sociais, repressão e poder local político”, que trata de diversos aspectos das lutas sociais e da repressão política na região durante o regime militar.
A obra pode ser adquirida aqui.