A dissertação de mestrado defendida por Viviane Nascimento de Oliveira no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGDT/UFRRJ) viabilizou o podcast “Eu Só Preciso Que Alguém Me Ouça”, uma produção da ONG CRIAR Brasil com o apoio do escritório do Rio de Janeiro da Fundação Heinrich Boll Brasil.
A pesquisa desenvolvida por Viviane sob orientação da professora Susana Iglesias Webering teve como principal objetivo analisar a atuação dos grupos de mães e familiares de vítimas de violência do Estado para incidência política.
“A pesquisa se centrou na forma como familiares, em especial as mães de vítimas da cidade do Rio de Janeiro, se articulam em rede para influenciar a criação ou modificação de políticas públicas direcionadas a áreas como segurança, trabalho e renda, educação e assistência social. São destacadas ainda as estratégias de uso da mídia, as estratégias de participação e o fortalecimento da representatividade nos espaços de poder e tomada de decisão”, explica Viviane.
A primeira temporada do podcast já está disponível nas principais plataformas de áudio e conta com três episódios que retratam as histórias de Maria Dalva, mãe de Thiago da Costa Correia da Silva; Ana Paula Oliveira, mãe de Johnatha; e Mônica Cunha, mãe de Rafael.
O lançamento da produção em áudio foi notícia em reportagem publicada no site Brasil de Fato em 20/2.
Para ouvir “Eu Só Preciso Que Alguém Me Ouça”, clique aqui.