O Observatório Nacional, no início de dezembro, anunciou os melhores trabalhos e menções honrosas da Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JICON) 2024, realizada nos dias 9 e 10 de dezembro. Dentre os trabalhos premiados, está o de Jonathan Silva de Morais, aluno do 8º período do curso de Física da UFRRJ.
A premiação reconheceu os melhores trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação vinculados aos programas de iniciação científica e tecnológica da instituição. Ao todo, foram 36 trabalhos apresentados. Com o título “Limites Cosmológicos via Simulações de Ondas Gravitacionais”, e sob orientação do docente Rodrigo de Sousa Gonçalves, do Departamento de Física (ICE/UFRRJ), o aluno também será o primeiro bacharel em Física da história da UFRRJ.
“Receber esta premiação foi uma imensa alegria. Ser reconhecido pelo Observatório Nacional, uma instituição de excelência e referência na Astronomia, área à qual dedico meus estudos, é uma honra indescritível. Mais do que uma conquista individual, considero este prêmio um reconhecimento coletivo: uma vitória compartilhada com o grupo de pesquisa SACI (@saci.ufrrj) e o Departamento de Física da UFRRJ, que foram essenciais em cada etapa dessa jornada. Este reconhecimento destaca ainda mais a importância do nosso grupo e do departamento na pesquisa científica, assim como me motiva a seguir contribuindo para o avanço da astronomia. A todos que tornaram esta conquista possível, expresso minha mais profunda gratidão”, declarou Jonathan.
“O Jonathan desenvolveu um trabalho em sua Iniciação Científica de enorme qualidade e essa premiação chegou com muita felicidade. As simulações de ondas gravitacionais definem o estado-da-arte da cosmologia e, não bastasse ele tratar do tema em sua IC, sua pesquisa também levou em conta aspectos de Inteligência Artificial para restringir a massa dos buracos negros e estrelas de nêutrons simuladas. Com a conclusão da sua graduação neste período – aliás o primeiro bacharel em Física da história da UFRRJ – ele corrobora o padrão de excelência na pesquisa em física, realizada no Departamento de Física (DEFIS/ICE) e, em especial, no grupo de cosmologia SACI”, concluiu o orientador, o professor Rodrigo de Sousa.
A JICON, realizada anualmente, tem como objetivo apresentar ao público os projetos desenvolvidos pelos bolsistas e voluntários dos programas PIBIC/ON/CNPq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica patrocinado pelo CNPq) e PICT-ON (Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica patrocinado pelo ON). Além disso, a iniciativa busca despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação, preparando-os para a pós-graduação.
Texto com informações do Departamento de Física e do Observatório Nacional
Fotos: Acervo pessoal