Entre os objetivos da implementação da Farmácia Escola Magistral está o atendimento da população do entorno e a possibilidade de estágio prático dos alunos do curso de Farmácia dentro da própria Universidade.
“Sem dúvida, este é um momento único para a nossa Universidade porque a gente vai estar permitindo que os alunos façam os seus estágios curriculares e também que a população tenha acesso a medicamentos com custos bem mais baixos e um controle de qualidade bem efetivo”, declarou o diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da UFRRJ, Douglas Siqueira.
Durante o evento de inauguração, os principais convidados discursaram sobre a importância da Farmácia Escola Magistral e do empenho de técnicos e professores para que o projeto de extensão universitária inicial se concretizasse, entre eles o reitor Roberto Rodrigues.
“Esta inauguração é uma conquista do curso de Farmácia e de toda a Universidade. É importante destacar o papel da UFRRJ na nossa região, de transformar a realidade da população do nosso entorno. Esse é um papel que vai nos permitir fazer essa troca com a população: levar ciência para eles enquanto assumimos o papel de uma Universidade pública. É um desafio superado, os desafios agora são outros. Parabéns a todos”, discursou o reitor da UFRRJ.
Após os discursos, o corte simbólico da faixa de inauguração formalizou a abertura do espaço e o público pôde conhecer o novo espaço. Os presentes ainda receberam brindes e puderam interagir com as coordenadoras e tirar dúvidas após a inauguração.
Da teoria à prática
A Farmácia Escola Magistral começou como um projeto de extensão, que sempre teve como um de seus objetivos principais implantar um local de prática farmacêutica na UFRRJ. Esses objetivos só foram possíveis graças ao trabalho intenso de servidores como Viviane de Souza, que junto com os seus companheiros de trabalho, foram atrás de todas as autorizações necessárias para o funcionamento correto da Farmácia Escola Magistral.
A propósito, o “magistral” do termo “farmácia escola”, significa que a unidade recém-inaugurada da UFRRJ vai trabalhar com a manipulação de medicamentos. Fato que abre espaço, inclusive, para possíveis parcerias futuras, além do próprio SUS.
“A Farmácia Escola serve como cenário prático do ensino do curso de graduação em Farmácia, é um cenário praticamente controlado. Porque os professores que dão aula teórica também estarão aqui, dando aulas práticas, monitorando e auxiliando os alunos. Ao mesmo tempo, ela é aberta ao público e vinculada ao SUS. Então o paciente vai passar pelo posto de saúde e vir aqui pegar a medicação dele”, disse uma das coordenadoras da Farmácia Escola Magistral, Viviane de Souza.
As coordenadoras do projeto, Viviane de Souza e Luciana Colli esperam que com o desenvolvimento gradual das atividades, novas parcerias possam ser feitas, como a farmácia se tornar um ponto de distribuição de medicamentos da região de Seropédica.
Autossustentável
O projeto da Farmácia Escola Magistral da UFRRJ é autossustentável. Isso quer dizer que a maior parte dos gastos feitos para o funcionamento da unidade vai ser custeada pelos serviços prestados à comunidade, como a venda de medicamentos a preços baixos. Viviane de Souza explica ainda que os recursos excedentes captados pela venda de medicamentos da farmácia poderá ser reaplicado no custeio de bolsas para alunos e futuros serviços necessários para a manutenção do espaço.
Os alunos do curso de Farmácia da UFRRJ também marcaram presença no evento de inauguração. Entre as entrevistas para saber a opinião deles, o que mais se destacou foi o papel de conhecimento prático que a Farmácia Escola Magistral vai possibilitar.
“A Farmácia Escola é uma importante ação para a gente ter experiência na área de Farmácia, porque o nosso curso estava muito voltado para a teoria e não para a prática. Então essa vai ser uma experiência importante para a gente ter um arcabouço para atuar em diferentes áreas. Está sendo muito bom para a gente, uma realização mesmo”, relatou a aluna Beatriz Vitória Gaspar.
Atualmente, a unidade da Farmácia Escola Magistral da UFRRJ conta com cerca de cinco salas: a sala de sólidos, semi-sólidos e líquidos, controle de qualidade, bases galênicas, lavagem, estoque, vestiário, paramentação, sala de Depósito de Material de Limpeza e sala administrativa. Todas equipadas para atender as demandas dos alunos de Farmácia, principalmente em questão de estágio e de forma a atender a grade curricular obrigatória do curso. Além, é claro, do atendimento ao público. Entre os principais serviços prestados pela unidade estão a capacidade de manipular e de preparar medicamentos orais.
Apesar disso, ainda há outros anexos a serem inaugurados, como a parte dedicada ao atendimento clínico, que também pode atuar como uma extensão de atendimentos ao SUS. O local ainda está em obras e tem previsão para término de um a dois anos.
Serviços
Instagram do projeto: @fem.ufrrj
Localização: a farmácia está localizada no prédio do CICS. Em direção à prefeitura universitária.
O atendimento ao público deve começar no primeiro semestre de 2025.
Texto: Matheus Mendonça, bolsista de Jornalismo da CCS/UFRRJ.
Fotos: Rafael Gutierrez, bolsista de Jornalismo da CCS/UFRRJ.
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ.