No dia 12 de novembro, a doutoranda do CPDA/UFRRJ Karina Carvalho foi homenageada com o prêmio do Programa Itaú Cultural de Valorização à Pesquisa 2024, em cerimônia realizada na sede do Itaú Cultural, em São Paulo/SP. O prêmio reconhece anualmente o trabalho de 12 pesquisadores negros/as e indígenas que contribuem para a construção de conhecimento e a preservação da ancestralidade.
Neste ano, o programa destacou pesquisas relacionadas ao tema “Meio Ambiente e Raça”. Karina foi premiada na categoria de Projetos em Andamento por sua pesquisa de tese intitulada ‘‘Produzir soberania alimentar está para além do plantar: a experiência do Centro de Integração na Serra da Misericórdia/RJ na promoção de soberania e justiças na favela Terra Prometida’’, orientada pelo professor Renato Maluf (CPDA/UFRRJ). A pesquisa busca dar centralidade ao trabalho de mulheres negras na luta pela soberania alimentar, transformação social e bem-viver coletivo.
A cerimônia de premiação foi realizada durante o Seminário “Ancestralidades: Desafios Ambientais e Raciais”. Karina Carvalho recebeu o prêmio das mãos de Sueli Carneiro, renomada intelectual e ativista dos direitos humanos, reconhecida por sua luta pela igualdade racial e de gênero.
Texto e fotografias: CPDA/UFRRJ