O Instituto Multidisciplinar (IM), câmpus da UFRRJ em Nova Iguaçu, sediou o I Seminário Intersetorial de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, realizado em 21 de novembro. O evento foi organizado pelo Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE), vinculado ao Centro de Inovação Tecnológica e Educação Inclusiva (CITEI), em parceria com o Fórum Permanente de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da Baixada e Sul Fluminense. A iniciativa contou ainda com apoio do colegiado do Curso de Licenciatura em Educação Especial da UFRRJ.
Com presença do reitor da UFRRJ Roberto Rodrigues, o seminário reuniu pesquisadores e autoridades de municípios do Rio de Janeiro, com o objetivo de discutir a intersetorialidade na promoção do desenvolvimento integral das pessoas que fazem parte do público da Educação Especial. Durante o seminário, também foi lançado o Fórum Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que conta com a adesão de 46 redes de ensino (incluindo a rede estadual), além de pesquisadores da Licenciatura em Educação Especial da UFRRJ.
De acordo com os organizadores, “os diálogos entre os participantes foram extremamente relevantes para o fortalecimento das ações e atividades desenvolvidas na área de Educação Especial, visando à promoção da inclusão, acessibilidade e o desenvolvimento integral das pessoas com deficiência”.
Como resultado do evento, foi aprovada a Carta de Nova Iguaçu sobre Educação Inclusiva, na qual os integrantes do Fórum Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva assumem o compromisso de ampliar o diálogo entre a educação superior e a educação básica a fim de de contribuir para o aperfeiçoamento e a consolidação das políticas de educação inclusiva dos estudantes que integram o público da Educação Especial.
Para os realizadores do seminário, “esse processo demanda um esforço inovador e, sobretudo, intersetorial, ou seja, que envolva a Educação e outros setores governamentais como saúde, assistência social, entre outros”.
Além do reitor da Rural, a mesa de abertura do evento teve presença das seguintes autoridades: Elika Takimoto, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj); João Daniel Bove Gomes de Souza, superintendente de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro; Rosana Glat, integrante da Comissão Permanente de Equidade, Diversidade e Inclusão da Faperj; Paulo Cosme, diretor do IM/UFRRJ; Ana Carolina Barboza, diretora do Câmpus da UFRRJ em Nova Iguaçu; Carline Borges, coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial da UFRRJ; Helen Silvia Ribeiro de Azevedo, gestora de Educação Inclusiva de Saquarema e coordenadora geral do Intermunicipal de Gestores em Educação Especial; e Renata Vogas, gestora de Educação Especial de Duque de Caxias e coordenadora adjunta do Fórum de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da Baixada e Sul Fluminense – representada por Ilzani Santos, coordenadora de Educação Especial da Rede Municipal de Educação de Mesquita.
Também participaram pessoas com deficiências (PCD) e seus familiares; a sociedade civil organizada por meio de movimento sociais de PCD; alunos de pós-graduação em Educação; graduandos de Pedagogia e licenciatura em Educação Especial; assim como professores de educação básica que fazem a especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica (UFRRJ/Cecierj).
O evento teve coordenação geral da professora Márcia Pletsch (IM/UFRRJ).
Edição: CCS/UFRRJ, com informações da professora Márcia Pletsch
Fotografias: Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE)