Pesquisadores do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e alunas do Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental da Universidade Federal Fluminense (UFF) conquistaram destaque no III Congresso Brasileiro de Ciência e Saberes Multidisciplinares, realizado em Volta Redonda, entre 24 e 26 de outubro de 2024.
O trabalho intitulado “Potencial do uso de parâmetros bioquímicos de uma espécie de orquídea como bioindicadora de poluição atmosférica” foi premiado na área de Ciências Biológicas e a cerimônia de premiação ocorreu no dia 18/11, no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).
A pesquisa é parte do projeto de mestrado das estudantes Sarah Teodoro de Faria e Rafaela Pereira Pedroso, sob a orientação do professor André Marques dos Santos, da UFF, em colaboração com o professor Marco Andre Alves de Souza, da UFRRJ. O estudo explorou a aplicação de parâmetros bioquímicos do metabolismo de orquídeas como ferramenta para monitorar a qualidade do ar, destacando-se pela inovação e relevância ambiental. Segundo o professor André Marques, o estudo reforça o potencial das plantas como ferramentas práticas e acessíveis para monitorar o impacto da poluição: “Nosso objetivo é unir ciência e meio ambiente para oferecer soluções reais e sustentáveis à sociedade”, destacou o orientador.
Para Sarah e Rafaela, o reconhecimento no congresso foi um incentivo para seguir na carreira científica. “Ficamos muito felizes com o prêmio. É gratificante ver nosso trabalho sendo valorizado em um evento de tamanha importância”, comentou Sarah. “Além de mostrar que a pesquisa tem impacto, é uma forma de incentivar outras pessoas a acreditarem no poder transformador da ciência”, completou Rafaela.
O prêmio reforça o compromisso das instituições envolvidas com o avanço científico e a busca por soluções sustentáveis para desafios ambientais contemporâneos. O evento, promovido pelo UniFOA, reuniu pesquisadores de todo o Brasil e destacou iniciativas voltadas para o combate à desinformação e o fortalecimento da ciência multidisciplinar.
Texto com informações do Instituto de Química (IQ/UFRRJ)