Com o intuito de reconhecer o trabalho de todos os colaboradores e fortalecer os laços da comunidade universitária, a celebração contou com discursos de abertura de membros da Administração Central, da coordenação do Sintur e de representantes da Adur.
A celebração começou com um café da manhã, onde servidores se reuniram para momentos de descontração. Os presentes puderam apreciar apresentações musicais conduzidas por servidores e discentes, além de participar de sorteios de brindes.
Miliane Moreira, pró-reitora de Gestão de Pessoas, destacou a importância deste tipo de evento para a Universidade. “Nosso objetivo como instituição pública de ensino superior é formar profissionais conectados com a sociedade, através do ensino, da pesquisa e da extensão. Mas nós não conseguimos fazer isso sem a participação dos docentes, que muitas vezes são a ponta de lança de várias ações. Assim como a participação dos técnicos-administrativos, que atuam tanto no apoio quanto na execução operacional, na estratégia para a Universidade funcionar. Então essa é a importância de termos um evento dessa natureza, demonstrar que cada um de nós, isoladamente, não consegue. Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos, que é o tema do evento deste ano”, declarou a pró-reitora.
Samuel Teixeira, servidor da UFRRJ que trabalha como operador de máquinas, compartilhou o seu entusiasmo sobre a importância de eventos como este: “Este tipo de evento incentiva a gente. Ficamos mais motivados a trabalhar no setor porque tem pouca coisa voltada para o servidor, né? Aí quando tem um evento assim é interessante a gente estar junto. E tem aquela questão de estar junto com o pessoal, interação. Você vê colegas que não vê há muito tempo, bate um papo, relembra coisas, entendeu? Isso é interessante para caramba. Isso faz parte da nossa vida como um ser social”, afirma o servidor.
A importância do evento vai além de um simples encontro, ele representa um momento de reflexão sobre os desafios enfrentados pelos servidores, especialmente nos últimos anos. Em uma atmosfera de amizade e descontração, mas sem esquecer das dificuldades que precisam ser superadas para garantir a qualidade do serviço público e lembrar do papel dos servidores para a manutenção das atividades da Universidade.
O reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, também participou da celebração e enfatizou a relevância do Dia do Servidor. “Comemorar o dia do servidor precisa ser marcante todo ano, porque o servidor público tem sido muito atacado nestes últimos anos de uma forma muito pejorativa e, ao contrário do que se fala no senso comum, o servidor público tem uma responsabilidade institucional muito grande e consegue conduzir há muito tempo esse país em diversas questões que o setor privado não conseguiria. Então marcar o dia do servidor público não só como um momento de luta, que a gente precisa, mas como um momento de festa, de comemoração, de empoderamento é fundamental. Todo dia 28 de outubro precisa ser marcante”, ressaltou o reitor.
A celebração do Dia do Servidor na UFRRJ não apenas celebrou as conquistas individuais e coletivas, mas também reforçou a ideia de que, juntos, todos os servidores podem enfrentar os desafios e contribuir para um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.
Texto: Sara Reis, estagiária de Jornalismo da CCS/UFRRJ
Fotos: Miram Braz, jornalista da CCS/UFRRJ
Edição e Publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ