A mestra em Educação Física pela UFRRJ Luana Torquato Siqueira foi aprovada no Edital conjunto ° 1/2024 para o “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul – Edição Colômbia”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Secretaría de Educación Distrital, com sede na cidade de Bogotá, República da Colômbia.
A edição Colômbia do Programa Caminhos Amefricanos selecionou 50 (cinquenta) docentes da educação básica, autodeclarados como pessoas pretas, pardas ou quilombolas em todo país. O objetivo do programa é estimular a produção e a socialização de conhecimentos, experiências e políticas públicas que fortaleçam o enfrentamento ao racismo e contribuam com a promoção da igualdade racial no Brasil.
Luana Torquato Siqueira é docente nas redes estadual e municipal do Rio de Janeiro, membro do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física e foi orientada no programa pelo professor Rodrigo Lema Del Rio Martins, que atualmente coordena o ProEF/UFRRJ. A dissertação defendida em dezembro de 2023 teve como foco a Educação Física escolar articulada às relações étnico-raciais, tornando Luana uma especialista nessa temática.
“Será uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, profissional, cultural e ainda a vivência com outro idioma. Uma troca de muita potência entre professores-pesquisadores da educação básica e a possibilidade de ampliarmos e socializamos conhecimentos e práticas pedagógicas voltadas para o combate ao racismo e ao retornarmos, partilhar essa experiência em nossos territórios escolares e no campo científico também”, afirmou a egressa.
Antes da viagem, Luana Torquato participará de curso com duração de 40 horas sobre a História e Cultura Afro-brasileira e da Colômbia. Já em Bogotá, ela participará de ações formativas com a Secretaría de Educación Distrital de Bogotá, visitas guiadas em escolas, em locais históricos e em museus e rodas de conversa com movimentos sociais afro-colombianos. Essas experiências permitirão que a professora impacte significativamente nas discussões sobre a temática da promoção de igualdade racial e do combate ao racismo diretamente na escola, mas também nos espaços de compartilhamento de conhecimento científico dos quais a docente participa com regularidade. Além disso, será a porta de entrada para novas parceria e diálogos com os colegas colombianos.
Texto com informações do Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF/UFRRJ)