A docente Claudia Moster (DCA/IF) participou do IV Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência organizado pelo Movimento Parent in Science, no Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de outubro, no qual apresentou os trabalhos “Os impactos da maternidade na vida profissional de pesquisadoras nas ciências florestais” e “A inexistência da licença à maternidade para alunas de graduação da UFRRJ”.
Esses trabalhos são resultados parciais do projeto de extensão Mulheres nas Ciências Florestais que, desde 2019, realiza o levantamento de informações relevantes sobre gênero nas Ciências Florestais. O primeiro destacou um recorte das entrevistas realizadas com cientistas da área florestal; já o segundo, apresentou a realidade das alunas de graduação da UFRRJ que não possuem o instrumento da licença-maternidade previsto no regimento.
“São resultados que evidenciam a necessidade de políticas de acolhimento e permanência para estudantes, e de uma carreira científica que considere a importância e as necessidades impostas pela maternidade”, afirmou Claudia Moster, também integrante do Laboratório de Manejo de Bacias Hidrográficas (LMBH).