Nos dias 15 e 16 de outubro, a UFRRJ realizou o evento “Cadeias de Valor Sustentáveis para o Clima: Aprendendo com o Passado, Investindo no Futuro”, como parte das atividades paralelas do Think20 (T20), grupo de engajamento que reúne “think tanks” e institutos de pesquisa do G20. A ação foi realizada em parceria com o Brics Policy Center (PUC-Rio), o Global Environmental Institute (China) e o Future Horizons Institute (Noruega).
A abertura contou com a presença do professor Pedro Hussak, diretor do Centro de Estudos Avançados (CEA/UFRRJ); da professora Marta Fernandez, diretora do Brics Policy Center/PUC-Rio; e do coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio, Antonio Mariano.
O primeiro dia foi dedicado a um painel com Gustavo Mozzer (supervisor de políticas globais do ‘Office of International Relations’ da Embrapa), Wang Yi (membro do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo da China) e S.E. Odd Magne Ruud (Embaixador da Noruega no Brasil). Os debates abordaram o potencial de cooperação em segurança alimentar e rastreabilidade do gado no comércio entre China e Brasil, além do apoio da Iniciativa Internacional sobre Clima e Florestas da Noruega (NICFI) ao Fundo Amazônico e à produção sustentável de gado no Brasil.
Após o painel, foi realizada a mesa de debate e o lançamento do ‘policy brief’ “Commodities Sustentáveis para o Clima, a Natureza e as Pessoas: Aprendendo com o Passado, Investindo no Futuro”. O documento discute os impactos socioambientais da mineração e da agricultura em países do Sul Global e apresenta recomendações ao G20 para enfrentar esses desafios. A mesa contou com a participação dos autores do texto: Claudia Melim-McLeod (Future Horizons Institute), Ana Garcia (UFRRJ), Knut Lakså (Future Horizons Institute) e Peng Ren (Global Environmental Institute). O trabalho foi comentado por Fernando Ribeiro, do Instituto de Políticas Econômicas Aplicadas (Ipea), um dos ‘think tanks’ que coordena o T20.
No segundo dia, foi realizado um ‘workshop’ que reuniu pesquisadores e organizações da sociedade civil, com apresentações da professora Xu Siyuan, da Northwest Agriculture and Forestry University (China) e do professor John Wilkinson, do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ). A relação Brasil-China no complexo soja-carne foi central no debate, com diálogos sobre os desafios das novas medidas de monitoramento da pesquisa genética de sementes e das políticas de desmatamento zero, focando nos impactos sobre os territórios do Sul Global.
Veja, abaixo, mais fotos do evento.
Texto e fotografias: professora Ana Saggioro Garcia (UFRRJ)
Edição: CCS/UFRRJ