Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Curso de Letras oferece oficina sobre decolonialidade histórica nas práticas de leitura

Curso de Letras oferece oficina sobre decolonialidade histórica nas práticas de leitura

O segundo dia (15/10) da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, foi também o Dia dos Professores. Em uma data tão especial, o curso de Letras ofereceu uma oficina que explorou o ambiente educacional brasileiro. Realizada pela discente do mestrado ProfLetras, Mara Cristina Eliodoro e pela professora Maria do Rosário (DLC/ICHS), a oficina intitulada “Dessilenciamento Ancestral na EJA através das Práticas de Leitura: Oralidade e Decolonialidade nas Narrativas Históricas”, trouxe debates acerca da cultura de não pertencimento por parte dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

Ao início da palestra, Mara Cristina distribuiu um rolo de barbante para formar uma “teia” de narrativas ancestrais, promovendo afinidade entre os participantes. Na linha, os alunos foram convidados a amarrar algo que tivesse um significado afetivo e representasse um pouco de si. “Somos o ontem, somos hoje e seremos o amanhã”, refletiu a palestrante, enquanto os objetos eram escolhidos e apresentados. 

Dinâmica ocorrida durante a oficina na SNCT

Nas práticas de leitura da educação brasileira, crianças e adultos são frequentemente levados a reproduzir textos apresentados em sala de aula, decodificando automaticamente o que está escrito sem o questionamento de onde veio. Com representações europeias e a valorização de uma cultura não brasileira, a falta de representatividade ancestral dificulta a conexão dos alunos com o que leem. “Como um adolescente ou um adulto negro vai querer ser algo que é discriminado? Quanto mais características negras, mais essa pessoa é discriminada e se isola. Ainda vemos pessoas pardas chamando outras de ‘macaco’, uma reprodução dessa discriminação. Portanto, em todas as disciplinas, é essencial ter protagonistas negros”, afirmou a discente. Para Mara, é preciso descolonizar as histórias e contá-las com outros protagonistas, deixando de lado a narração europeia que permeia a educação. 

Durante o debate com os participantes, cada aluno compartilhou suas opiniões sobre os valores brasileiros, que se baseiam em padrões europeus, incluindo arquitetura, comportamentos e a língua que deveria ser própria de cada um. Essa imposição cultural na sociedade dificulta a verdadeira conexão dos estudantes com as práticas de leitura, levando alguns à marginalização da sociedade.

Ao final da palestra, foi proposta uma atividade com cartolina, folhas e pigmentos naturais, em que cada participante poderia criar uma árvore e escrever algo que tivesse um significado ancestral e afetivo. 

Confira a seguir a galeria de fotos da oficina:

Texto e fotos: Sthefanny Rosa – estudante do curso de Jornalismo da UFRRJ

Orientação: Alessandra de Carvalho – docente do curso de Jornalismo 

 


Acompanhe a cobertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no site: https://snct.im.ufrrj.br/

Leia também:

Oficina de Criação Artística oferece experiência a fim de promover o ato criador – 18/10/2024

SNCT 2024 oferece minicurso de química na culinária nortista – 15/10/2024

Cerimônia de abertura da SNCT na UFRRJ traz dança, história e reflexão sobre a importância da ciência para a sociedade – 15/10/2024


Postado em 18/10/2024 - 09:18 -

Notícias Relacionadas

“Pergunte ao Professor”: nova série de vídeos produzida pela CCS/UFRRJ entrevista docentes sobre temas da atualidade
Saiba mais sobre a importância de ações como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para a universidade
Mesa discutiu a responsabilidade das gestões públicas nos desastres socioambientais
Da ideia ao papel: Belas Artes promove minicurso sobre quadrinhos e a construção da narrativa visual
Cuidado pessoal e ambiental: Oficina apresenta Banho de Floresta como um instrumento de preservação e autocuidado

Últimas Notícias

Skip to content