A RAIC e a RAIDTec acontecem simultaneamente até o dia 11 deste mês
A edição de 2024 da Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) e da Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec) da UFRRJ tem como tema principal a transição energética e os impactos ambientais e sociais para a sociedade. Foi a partir deste tema que a palestra de abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira (7/10), no auditório Hilton Salles, no segundo andar do Pavilhão Central (P1), câmpus Seropédica, e contou com a presença da administração central e da comunidade acadêmica.
O evento teve início com uma mesa composta pelo reitor da UFRRJ Roberto Rodrigues, os coordenadores da RAIC | RAIDTec e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, José Luis Luque. Nos discursos, as falas que mais se destacaram foram no sentido de ressaltar a importância do evento para as universidades e para o desenvolvimento acadêmico dos alunos.
“Esse evento é muito importante para a Universidade, porque faz com que o aluno pense cientificamente. Quando o aluno entra na iniciação científica e participa de um evento como esse a gente está permitindo a ele entender o pensamento científico e esse pensamento científico tem que nascer dentro dentro da Universidade. Porque é aqui que o conhecimento é gerado”, disse a coordenadora geral da RAIC, Daniela Cosentino Gomes.
“A RAIC e a RAIDTec são dois grandes eventos tradicionais da Universidade. Elas são importantes para o aluno que está desenvolvendo pesquisa e para o professor que está orientando”, discursou o reitor Roberto Rodrigues.
Após os discursos, foi a vez do professor do Programa de Engenharia Química do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Henrique Poltronieri, assumir o microfone para conduzir a primeira palestra científica da RAIC | RAIDTEC 2024. O assunto da palestra foi justamente o tema do evento neste ano: os impactos ambientais e sociais das transições energéticas. Pauta ligada diretamente aos assuntos a serem debatidos no G20.
“Eu entendo que esse intercâmbio entre diferentes instituições é importante para complementar as experiências. O tema da transição energética é um tema de vanguarda e está em voga na grande mídia, na literatura científica, em discussões políticas locais e internacionais. Participar ou poder contribuir um pouquinho na formação de pesquisadores jovens preocupados com essa vertente do conhecimento e com essa questão tão importante pra mim é uma grande honra”, reiterou o convidado especial da abertura, Henrique Poltronieri.
Ao final da palestra, o pesquisador respondeu a diversas perguntas da plateia e interagiu com os pesquisadores presentes. Após a abertura, na parte da tarde, aconteceram as exposições orais de pesquisas e de artigos científicos, além das apresentações de pôsteres.
A RAIC e a RAIDTEC
Um dos objetivos gerais da RAIC e da RAIDTec é integrar toda a comunidade universitária por meio da exposição de pesquisas e artigos acadêmicos, para que a troca de conhecimentos seja feita entre os alunos e que novas ideias, interações e parcerias acadêmicas surjam, até mesmo entre os professores da Universidade. As pesquisas e artigos científicos serão expostos pela maior parte dos câmpus da UFRRJ e em diferentes departamentos.
Essa edição da RAIC está sendo a maior em número de inscrições, chegando ao recorde de cerca de 1.600 inscrições confirmadas para a participação no evento. Os números aumentaram as expectativas dos organizadores, pesquisadores e professores. Os alunos também demonstraram grande expectativa nesta edição e falaram da importância do evento para o futuro acadêmico:
“Eu acho a RAIC muito importante porque a gente pode não só apresentar os trabalhos de iniciação científica que a gente desenvolveu durante o ano, mas também podemos ter contato com o trabalho de outras pessoas. Então eu acho que a gente tem oportunidade de aprender muito aqui porque podemos ver vários outros projetos de iniciação científica que estão sendo desenvolvidos na Universidade”, comentou Giovanna, aluna de Medicina Veterinária na UFRRJ.
“A RAIC é uma das principais formas que a gente tem de fazer a divulgação das pesquisas que a gente exerce, né? A Universidade sempre tem uma preocupação muito grande em divulgar o que cada Instituto faz. Isso tem uma importância muito grande e, no geral, eu acho que a RAIC acaba sendo um meio muito bom justamente para poder fazer essa divulgação dos projetos que a gente participa”, finalizou Isaac Moraes, aluno de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFRRJ.
Os alunos vão se espalhar pela Universidade durante esta semana e apresentar as suas pesquisas e artigos acadêmicos vinculados a programas de iniciação científica, com bolsas do CNPQ, Faperj, Embrapa, Petrobras e outras. As áreas temáticas das pesquisas expostas vão englobar desde as Ciências Agrárias até a área de Linguística, Letras e Artes e muito mais.
Serviço
Saiba mais detalhes das datas, horários, palestrantes e eixos temáticos no site da RAIC 2024: https://www.even3.com.br/xi-raic-e-v-raidtec-da-ufrrj-448994/
Acompanhe as atualizações sobre o evento no perfil do Instagram @raic.ufrrj.raidtec.
Texto: Matheus Mendonça, bolsista de Jornalismo da CCS/UFRRJ.
Edição e publicação: Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.
Leia também: