O vice-reitor da UFRRJ, professor Eduardo Callado, participou, ontem, de um encontro sobre segurança na Câmara dos Vereadores de Seropédica. O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, a deputada estadual Martha Rocha (PSD/RJ) e representantes das polícias Militar e Civil foram algumas das autoridades que se se reuniram com o objetivo de discutir a violência em Seropédica e nos municípios vizinhos. A reunião foi uma audiência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Para o vice-reitor da Rural, o momento foi oportuno, pois a violência na cidade tem aumentado e isto tem afetado a rotina da Universidade.
– Dentro de nossas possibilidades, temos feito o possível. Mas é preciso entendermos que a economia, como um todo, está em crise e isto, com certeza, repercute em todas as áreas, inclusive na segurança – comentou o professor.
De acordo com Callado, o secretário Beltrame afirmou estar consciente do aumento dos índices de violência na região.
– Ele reconheceu que estamos com problemas, mas disse também que este será um ano difícil. Não podemos esperar muito – contou.
O secretário também destacou a importância dos conselhos comunitários de segurança, que são reuniões mensais entre representantes das polícias e membros das sociedades locais. A Rural envia representantes para as reuniões do conselho de Seropédica.
Segurança no câmpus Seropédica
O vice-reitor reiterou que o processo para a contratação de uma empresa de segurança privada para o câmpus continua e que, provavelmente, no mês de maio, será concluído.
Também no mês de maio, os guardas universitários da Divisão de Guarda e Vigilância (DGV) participarão de um workshop específico para atendimento a mulheres vítimas de violência.