As pró-reitoras de Assuntos Estudantis, professora Juliana Arruda e professora Joyce Alves, estiveram presentes no 1° Painel das Experiências Antirracistas das IES Públicas do Rio de Janeiro. O encontro foi organizado pela Superintendência de Equidade Étnico-racial e de Gênero (SUPEERG) e aconteceu na UERJ, no dia 04/07, contando com representantes das instâncias de políticas afirmativas da UFRJ, UFF, UFRRJ, Uenf e do CEFET.
Foi um dia de muitas trocas de experiências, sentimentos e olhares sobre as ações emancipadoras institucionalizadas nas instituições de ensino participantes. Como resultado, a criação do Fórum Permanente de Diálogo das Ações Afirmativas das IES e CEFETs Públicas.
A professora Juliana Arruda destacou a importância do movimento “Me avisa quando chegar” na conjuntura histórica que motivou a construção da Política de Acolhimento e Promoção da Equidade da UFRRJ e que culminou com a criação do Código de Conduta Discente e a criação da Comissão Permanente de Prevenção à Violência.
As ações da Comissão Permanente da Política Institucional pela Diversidade, Gênero, Etnia/raça e inclusão (CPID) foram apresentadas pela professora Joyce Alves, que demonstrou ser fundamental a articulação da universidade com movimentos sociais para gerar políticas institucionais mais efetivas no combate às opressões, além de fortalecer a agenda pedagógica de campanhas de prevenção à violência, como forma de sensibilizar e formar a comunidade para práticas antirracistas, antissexistas e antiLGBTIfóbicas.
Texto e fotos: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFRRJ
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS