A organização do evento deu-se de forma interinstitucional, envolvendo uma rede de grupos de pesquisa sobre gêneros e sexualidades da UFRRJ (@legesex3); UERJ/UFF/UNIRIO (@gesdi1; @nudesuerj; @geocorpo e Jesesc) e UFRJ (@matematiqueer).
Pela primeira vez, a Baixada Fluminense recebeu um evento internacional desse porte. Ao todo, participaram em torno de 400 professores/as e pesquisadores/as de todo o Brasil.
O IM/UFRRJ recebeu convidadas/os renomadas/as da área, que propuseram caminhos para o enfrentamento ao ódio, ao racismo, à LGBTIfobia, à misoginia e ao sexismo. Como destaque, a UFRRJ teve a honra de receber a professora da Universidade de Maryland Patricia Hill Collins, referência no feminismo negro que, com o auditório lotado, ministrou a conferência de encerramento do evento.
O evento fez parte da campanha institucional da UFRRJ Orgulhe-se: LGBTQIA + Rural (@orgulhese.ufrrj). A 4ª edição do Seminário vai acontecer em 2026 na UFRJ, sob coordenação geral do professor Agnaldo Esquincalha.
Texto e fotos: coordenação do evento
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ