Professores, Calouros e Alunos durante a Aula Magna do Câmpus Três Rios (Valdo Rocha)
A Aula Magna do primeiro semestre letivo de 2016 reuniu, na última terça-feira (1º), cerca de duzentas pessoas – entre calouros, veteranos, professores e técnicos em educação – no auditório do Instituto Três Rios (ITR/UFRRJ). Na ocasião, o vice-reitor, no exercício da Reitoria, prof. Eduardo Mendes Callado, recordou o empenho de moradores de Três Rios e da Administração Superior da UFRRJ para implantação do câmpus avançado no município.
“Durante muitos anos esta cidade lutou para ter uma universidade pública aqui. Só em Três Rios a UFRRJ ousou instalar dois cursos fora de sede, na década de 1990. No início, apenas quatro docentes eram lotados em Três Rios. Foi necessário muito empenho para o convencimento do MEC (Ministério da Educação) sobre a necessidade de construção da sede própria do ITR/UFRRJ”.
Callado reconheceu que nos últimos anos o crescimento acelerado das universidades públicas brasileiras trouxe dificuldades, especialmente relacionadas à infraestrutura, mas enfatizou a ampliação do acesso das classes mais pauperizadas ao ensino superior:
“Antes as classes populares não tinham acesso à universidade pública. Hoje a realidade é diferente”.
A avaliação do vice-reitor é compartilhada pelo pró-reitor de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional da UFRRJ, Prof. Valdomiro Neves Lima:
“Sentíamos um potencial nessa região. Havia aqui uma demanda reprimida que pedia uma solução pública de ensino superior. As turmas fora de sede foram essenciais para esse amadurecimento”.
Prof. José Angelo, Prof. Valdomiro Lima, Prof. Eduardo Callado, Prof. Sady Menezes, e Sr. Paulo Chaves (da esq. p/ dir.) (Valdo Rocha)
Os diretores acadêmico, Prof. José Angelo Ribeiro Moreira, e administrativo, Paulo Henrique Correia Chaves, e o vice-diretor acadêmico, Prof. Sady Júnior Martins da Costa Menezes, também deram às boas-vindas aos estudantes.
“Tivemos vários progressos aqui no ITR/UFRRJ e podemos dizer que a nossa situação hoje é privilegiada: temos excelentes docentes, salas climatizadas, limpeza impecável das instalações. Nossa intenção é fazer o melhor para toda a comunidade acadêmica: professores, estudantes e técnicos. Esperamos sempre manter o diálogo, para que possamos ver o ITR crescer a cada dia mais”, disse Prof. José Angelo.
“Queremos um instituto consolidado. Precisamos de um pouco de paciência neste momento de crise e cortes de repasse de recursos pelo MEC (Ministério da Educação) e, principalmente, a colaboração de todos vocês, para podermos seguir adiante”, acrescentou Prof. Sady Menezes.
O diretor administrativo, Paulo Chaves, por sua vez, salientou a aprovação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 2 milhões, de autoria do Deputado Federal Celso Jacob, para ampliação das instalações do ITR/UFRRJ:
“É uma honra recebê-los nesta casa. A direção deste câmpus encontra-se empenhada em consolidar e expandir o Instituto Três Rios. Os recursos da emenda parlamentar poderão ser usados para a construção de um restaurante universitário, por exemplo, se a comunidade acadêmica assim desejar”.
Os calouros e calouras do ITR na Aula Magna 2016-1
Leandra Cristina de Oliveira Costa, 19 anos, está entre os 195 novos estudantes recebidos pelo ITR neste semestre. Natural de Volta Redonda (RJ), ela está matriculada no Curso de Direito:
“Achei muito interessante a aula, principalmente o modo como o vice-reitor conversou com todos os estudantes. É muito importante a universidade receber alunos mais pobres, dar acesso ao ensino”.
Já a estudante do 1º período de Gestão Ambiental Thayssa Ramos Lima, 18 anos, natural de Itaguaí (RJ), destacou a importância de saber, desde o primeiro dia de aula, como ter acesso às informações do Instituto:
“Foi uma aula didática, tivemos oportunidade de sanar dúvidas”.
O que mais chamou à atenção do também calouro de Gestão Ambiental Gabriel Ferreira, 18 anos, trirriense, foi o relato do histórico do ITR/UFRRJ pelos seus dirigentes:
“É muito bom poder estudar na minha cidade. Moro a cinco minutos daqui, o que facilita os meus estudos. É importante saber como tudo começou.
Por Aline Avellar - Jornalista Câmpus Três Rios