Temos o imenso prazer de convidar a comunidade acadêmica e todos os interessados para a Mesa Redonda Internacional, que configura atividade presencial pré-evento, e também atividade de ocupação, vinculada ao IX Fórum PPGDT e III SOMRJ, organizada conjuntamente pelo PPGDT e PPGGEO.
Mesa Redonda Interseções Urbanas e Territoriais
Palestrantes:
Prof. Iliana Mignaqui e Prof. Pablo Ciccolella, Universidade de Buenos Aires
Debatedora: Prof. Lucia Silva
Data: 20 de junho de 2024 – de 14h às 17h
Local: Auditório Hilton Salles, Pavilhão Central, UFRRJ Campus Seropédica
Inscrições no local. Certificados aos participantes presentes.
Palestra Prof. Pablo Ciccolella: Reescalonamento e metamorfose metropolitana. Desafios conceituais, metodológicos e para a intervenção territorial
Nos contextos recentes de pandemia, pós-pandemia e crise global multidimensional, as ideias sobre a cidade, as escalas e as formas de atuação no território, são desafiadas e redimensionadas por novos cenários. Assim, os processos de metamorfose metropolitana e de formação de megarregiões constituem uma nova etapa no processo de produção do espaço que responde à dinâmica e à lógica do capitalismo contemporâneo. Constituem um salto de escala e formas territoriais emergentes na configuração do espaço que se fortaleceram após a pandemia da COVID-19. O redimensionamento da produção do espaço urbano coloca em questão as políticas públicas e em particular as deficiências de planejamento e ordenamento territorial, ao permitir a preeminência do capital imobiliário-financeiro, alimentando processos especulativos no uso, apropriação e valorização do solo. Isto intensifica-se no desenvolvimento e aprofundamento das economias de plataformas digitais que, mais uma vez, contribuem para transformar a relação sociedade-espaço e evidenciam as dificuldades do Estado em gerir os aspectos negativos que isso gera em termos socioterritoriais. A força do capital corporativo em todas as suas formas, a ambivalência do Estado em todas as suas dimensões, as mudanças tecnológicas, as mudanças nos estilos de vida e as tendências de deslocalização geradas na pós-pandemia; convergem para alterar a forma, estrutura e função de diferentes escalas territoriais e promover a expansão da produção privada da cidade sobre novos territórios, para além das habituais coroas metropolitanas.
Palestra Prof. Iliana Magnaqui: Planejamento e Gestão Territorial em um Contexto de Incertezas. O Caso da Região Metropolitana de Buenos Aires.
A incerteza, a rapidez e a imprevisibilidade das mudanças caracterizam o contexto atual da gestão territorial. As crises do capitalismo desde o último quarto do século XX e seus impactos territoriais afetaram a teoria urbana e o Estado como promotor do desenvolvimento urbano. O papel do capital corporativo na produção do espaço, bem como o peso crescente das tecnologias de informação e comunicação, têm impacto na reconfiguração dos territórios, acentuando desigualdades territoriais históricas. Polarização social, desigualdade e segregação socioterritorial, injustiça ambiental, são algumas das manifestações dessas crises. Nesse contexto, surgem novas demandas urbanas (globais e locais) que questionam as escalas de análise e intervenção territorial, colocando novos desafios para o planejamento e a gestão urbana. Partimos do pressuposto de que o Estado modificou seu papel no desenvolvimento territorial de acordo com os interesses globais, gerando as condições políticas, administrativas, fiscais e econômicas para a implantação e o desenvolvimento do capital empresarial (fundiário, produtivo, imobiliário, financeiro) no território. O objetivo deste artigo é apresentar a dinâmica territorial da Região Metropolitana de Buenos Aires desde os anos 2000, as políticas públicas em curso e discutir uma possível agenda de planejamento territorial.
Mais informações: ppgdt@ufrrj.br e https://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgdt/