Cerca de 70 pessoas se concentraram para manifestação a favor do Pibid (KLEBER COSTA)
Alunos e professores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que são bolsistas do Pibid, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, se reuniram ontem (25) de manhã no Centro de Seropédica para uma manifestação em defesa à continuidade do projeto. O protesto foi contra cortes no programa que pode perder até 70% de suas bolsas na UFRRJ, de acordo com Sara Araújo Brito Fazollo, coordenadora institucional do Pibid na Instituição, que também se fez presente no ato. Diversas mobilizações a favor da continuidade do programa aconteceram ontem em diversas cidades do Brasil.
Cerca de 70 pessoas participaram da passeata que saiu da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Seropédica (Semece), foi até a praça central da cidade, em frente a Caixa Econômica Federal, e regressou à Secretaria. Todas as escolas do município contam com projetos do Pibid, segundo a própria Semece. A subsecretária de ensino de Seropédica, Eliana Cristina Ribeiro de Oliveira, acrescentou que o programa é importante para a rede de educação básica do município e defende a continuidade do projeto.
O Pibid visa a valorização, o crescimento e o desenvolvimento do professor, do aluno em formação e do magistério como um todo. Segundo a coordenadora institucional do Pibid na UFRRJ, Sara Fazollo, as atividades do Pibid têm atingido suas metas tanto na universidade quanto nos colégios de seis municípios no entorno da Rural que recebem o projeto. Para ela, as ações e estratégicas do programa não podem parar:
“Comprovadamente temos visto nossos objetivos serem alcançados, por exemplo, a elevação do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – das escolas parceiras e o ingresso de estudantes do Ensino Médio nas universidades públicas e privadas que receberam atividades do Pibid na sala de aula.”
Passeata saiu da Secretaria Municipal de Educação de Seropédica e fez parada na Câmara Municipal (KLEBER COSTA)
A coordenadora institucional ainda destaca a relevância do Pibid para os estudantes-bolsistas da Rural. Para ela, os licenciandos se tornam mais motivados para a docência após a passagem pelo programa.
A pró-reitora de graduação da UFRRJ, Lígia Cristina Ferreira Machado, comenta sobre a importância do Pibid, desde o início de suas atividades em 2009, para as escolas parceiras e bolsistas.
“O programa tem mostrado sua contribuição no que diz respeito a uma ressignificação do que seja a docência”, afirma. “O Pibid tem sido um diferencial no processo formativo dos nossos licenciandos, que saem com outra visão do ato de ensinar, de aprender e, principalmente, da maneira como ele deve agir quando se assume como um sujeito responsável pelo ato educativo.”
Lígia fala também das manifestações em defesa da continuidade do programa que tomaram as ruas do país ontem:
“Acredito que toda essa mobilização, que se dá em um âmbito nacional, se justifica justamente porque todas as instituições envolvidas com o Pibid reconhecem hoje o quanto essa parceria é importante para a formação inicial daqueles que estão nas universidades; para a formação continuada daqueles que conduzem o processo, os coordenadores; e daqueles que são os supervisores, que estão na escola.”
EM BRASÍLIA, MEC E CAPES ABRE PARA NEGOCIAÇÕES
Nota de repúdio ao corte foi lida na praça central de Seropédica e em audiência pública na capital federal (KLEBER COSTA)
Em reunião na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, a presidente do Fórum dos Coordenadores Institucionais do Pibid (Forpibid), Alessandra Santos de Assis, apresentou um abaixo-assinado a favor da continuidade do programa e leu para a assembleia uma carta de repúdio à ação prevista pela Capes e pelo MEC que informa sobre o corte de bolsas. Entidades de representação estudantil e bolsistas do Pibid participaram do encontro na capital federal. A mesma carta foi lida pela coordenadora institucional do Pibid/UFRRJ, Sara Fazollo, na praça central de Seropédica.
Durante a audiência pública, o representante do Ministério da Educação, secretário Jesualdo Pereira Farias, afirmou que não há por parte do MEC nenhuma determinação para o encerramento do Pibid. Farias foi aplaudido ao solicitar que seja desconsiderado qualquer oficio emitido que informe sobre a descontinuidade ou fim do programa. Entretanto, confirma a necessidade de ajustes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. A pauta voltará a ser debatida na próxima terça-feira (1º) em Brasília.
Por Kleber Costa