A segunda edição da Conferência Municipal de Turismo de Nova Iguaçu foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR) e pelo Conselho Municipal de Turismo de Nova Iguaçu (COMTUR-NI), com o apoio dos docentes do curso de Turismo do IM/UFRRJ, que integram o Observatório de Turismo e Lazer da região turística Baixada Verde.
Durante o evento, a professora Maria Angélica Maciel, que esteve na mesa de abertura representando o Observatório, destacou a relevância da II Conferência como um importante momento para que haja ações que corroborem com o desenvolvimento do turismo e lazer no município, também ressaltando a importância da parceria com o meio acadêmico.
A professora Elis Angelo, pesquisadora do Observatório, esteve na mesa “O Patrimônio Cultural e o Turismo na lógica da preservação”, em que pontuou como é importante preservar a identidade e os saberes regionais, dando destaque a atrativos como o recém-criado Parque Histórico e Arqueológico Vila de Iguassú Velha. Abordou, ainda, as definições de patrimônio material e imaterial, explanando como tais conceitos precisam ser tratados desde a Educação Básica, e como o turismo pode ser uma ferramenta de educação, no sentido de despertar sentimentos como orgulho e pertencimento, além de estimular a preservação.
A professora Maria Angélica Maciel, coordenadora adjunta do Observatório, esteve na mesa “O Patrimônio Natural como impulsionador do turismo em Nova Iguaçu e na Baixada Verde” e debateu o destaque de Nova Iguaçu no que tange ao patrimônio natural, tendo em vista que 66% do seu território é composto por áreas naturais protegidas. Mencionou ainda as pesquisas do Observatório que vêm sendo desenvolvidas junto aos bens naturais, no âmbito da pesquisa e extensão.
A professora Isabela Fogaça, coordenadora geral do Observatório, esteve na mesa “Políticas Públicas e as perspectivas de desenvolvimento do Turismo em Nova Iguaçu”, em que ressaltou a necessidade do planejamento para que o turismo ocorra de maneira positiva e sustentável no município, servindo como um meio de beneficiar o morador, através de melhorias na infraestrutura e geração de emprego e renda. Além disso, Isabela pontuou a importância da elaboração de políticas públicas que dialoguem com as necessidades do município.
A professora Teresa Mendonça, coordenadora adjunta do Observatório, e o professor Sérgio Fiori, pesquisador do Observatório, participaram do evento na condição de ouvintes.
Ao final da II Conferência, aconteceu a Eleição da Sociedade Civil Organizada do Conselho Municipal de Turismo de Nova Iguaçu (COMTUR-NI), para a gestão 2024/2026, em que a UFRRJ foi eleita como representante na categoria de “Instituição de Ensino Superior com graduação em Turismo e/ou Hotelaria no Município de Nova Iguaçu”, sendo o professor William Cléber Domingues o representante titular e a professora Luciana Gonzalez a suplente, ambos docentes do curso de Turismo do IM/UFRRJ.
Texto e Fotos: Gabriella Sena de Lima
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ