Na visita do reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, ao parque aquático da instituição (Parque Aquático Prof. Fausto Aita Gai), localizado na praça de esportes, atrás dos alojamentos, foram confirmadas as datas de início e término das obras, que devem iniciar nesta segunda-feira (04/03) com previsão de término em até 14 meses.
A visita aconteceu na última sexta-feira (01/03) e contou com a presença de Ruy Austregesilo, coordenador da Coordenadoria de Projetos de Engenharia e Arquitetura (Copea), Anderson Luiz Bezerra, chefe do Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD), Ademir Ribeiro, vice-diretor do Departamento de Esportes e Lazer (DEL) e um representante da Change Construções e Serviços de Engenharia LTDA, empresa que ganhou a licitação para executar a obra.
As reformas vão se concentrar na manutenção do espaço, tendo como um dos objetivos principais a reestruturação do ambiente para fornecer acessibilidade para alunos PCDs.
Ademir Ribeiro confirmou que os pontos mais importantes a serem reformados serão a atualização do sistema hidráulico das piscinas, atualização do revestimento de cerâmica, recuperação estrutural na galeria no entorno da piscina olímpica, modernização do sistema elétrico da subestação, construção de banheiros para PCD, construção de rampas e sinalização para acessibilidade física desde a entrada do parque aquático até o nível das piscinas, estrutura acessível e novas instalações hidrossanitárias nos chuveiros das piscinas para PCD e instalações de equipamentos de acesso à piscina olímpica.
A ideia é trazer o público do entorno para dentro do ambiente de esportes da Universidade, tornando a experiência cada vez mais agradável e acessível a todos. A expectativa da Administração Central junto à Copea, DEL e DEFD é de que o ambiente reformado fomente a criação de mais projetos de extensão, que possam integrar a comunidade universitária.
Anderson Luiz Bezerra acredita que as reformas também vão possibilitar que as piscinas possam ser utilizadas para competições oficiais da Federação Internacional de Natação (FINA) e acrescenta que as obras terão uma importância fundamental para o curso de Educação Física, principalmente, para o recente curso de bacharel na área, que poderá ter uma formação completa.
Atualmente, o Parque Aquático da Universidade conta com uma piscina olímpica, uma piscina de saltos e duas piscinas de treinamento auxiliar. O custo da obra ficou em R$1.841.101,5811.
Texto e Fotos: Matheus Mendonça, bolsista da CCS
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ