O Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj) teve a sua reunião de fundação realizada no dia 19 de dezembro de 2022 e, menos de um mês de sua criação, mais especificamente no dia 8 de janeiro de 2023, o país sofreu em ato de terrorismo contra sua democracia, com ataques diretos e estruturais nos três poderes da nossa República.
Imediatamente, todas as instituições que compõem esse Fórum se organizaram para elaborar uma nota de repúdio aos ataques e em defesa da democracia, das eleições e da Constituição do país. Às 17h daquela tarde de domingo, a nota já estava publicada nas páginas de nossas instituições. A nota foi firme e dura como precisava ser.
Ao completar um ano desse trágico episódio da história do nosso país, o Friperj republica a sua nota para lembrar e ratificar a importância da democracia e do posicionamento firme que todas as instituições públicas de ensino superior do Rio de Janeiro tiveram em defesa da Constituição de 1988. Republicamos o documento também para marcar a importância do respeito às eleições livres e diretas em nosso país.
Segue na íntegra a nota de repúdio publicada em 08/01/2023:
“Nota de Repúdio do Friperj sobre os ataques terroristas ocorridos hoje, dia 08/01/2023, em Brasília
Desde o momento da redemocratização do nosso país, os processos eleitorais têm acontecido de forma a fortalecer a democracia.
A última eleição, ocorrida no final de 2022, de forma legítima e confiável, foi reconhecida e auditada por representantes nacionais e internacionais. A democracia brasileira foi , uma vez mais, testada e aprovada – em seus dois turnos!
Respeitar os resultados das urnas é obrigação de todas as brasileiras e de todos os brasileiros.
As instituições federais de ensino e as universidades estaduais do Rio de Janeiro repudiam veementemente os gravíssimos atos antidemocráticos e criminosos que ocorrem hoje, dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Diante da situação tão calamitosa, nos unimos a todos os brasileiros e instituições democráticas nacionais que exigem que os envolvidos em tal vandalismo sejam responsabilizados e punidos com o rigor da lei.
A democracia está sendo frontalmente ameaçada! Devemos nos manter firmes e intransigentes em sua defesa.”
Nesta oportunidade, o Friperj reafirma a importância de nos mantermos atentos à manutenção do estado de direito, da democracia, em consonância com a Constituição brasileira.
Ana Paula Giraux Leitão, CPII
Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, UFF
Gulnar Azevedo e Silva, Uerj
Jefferson Manhães de Azevedo, IFF
José da Costa Filho, Unirio
Mauricio Saldanha Motta, Cefet/RJ
Rafael Barreto Almada, IFRJ – vice-presidente do Friperj
Roberto de Andrade Medronho, UFRJ
Roberto de Souza Rodrigues, UFRRJ – presidente do Friperj
Rosana Rodrigues, Uenf