A iniciativa plantou 50 árvores no Jardim Botânico para neutralizar a emissão de gases do efeito estufa decorrente da realização da Semana Rural 2023
O projeto de extensão Carbono Zero, coordenado pela aluna de engenharia florestal Letícia Castro e por sua orientadora, Vanessa Maria Basso, professora do Departamento de Silvicultura do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IF/UFRRJ), realizou uma reunião para apresentar os resultados que obteve com a coleta de dados sobre a emissão de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa, na Semana Rural 2023 – evento realizado no câmpus Seropédica entre os dias 8 e 16 de julho.
Com a presença do reitor Roberto Rodrigues, a reunião ocorreu no dia 11 de novembro, no Jardim Botânico da UFRRJ, e também contou com a participação de José Luis Fernando Luque, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Roberto Carlos Lelis, diretor do IF/UFRRJ; Nivaldo de Faria Sant’Ana, diretor do Instituto de Zootecnia (IZ/UFRRJ) e coordenador-geral da Semana Rural; Marcelo da Costa, professor do Departamento de Botânica; Gustavo Wyse e Alessandro Moreira, engenheiros florestais representando o Jardim Botânico; Paulo Sérgio Leles, docente do Departamento de Silvicultura; e Emerson Azevedo e Luan Lima, técnicos-administrativos da Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros (Proaf/UFRRJ).
A apresentação teve como objetivo demonstrar os resultados do projeto sobre a emissão de CO2 nos eventos que ocorreram no Pavilhão Central (P1) durante a Semana Rural 2023. A equipe do projeto monitorou o uso de banheiros químicos, a quantidade de carros, lixo e o uso de energia elétrica no local durante os nove dias de evento. Foram contabilizados cerca de 1,8 toneladas de CO2 emitidos pelo evento – dado restrito ao P1. Esta é a quantidade que o projeto planeja retirar da atmosfera, ao longo de cinco anos, por meio do plantio de 50 árvores, incluindo nove espécies ameaçadas de extinção. A equipe do projeto precisava de um local para realizar o plantio de forma segura e adequada. A partir desta necessidade, surge a participação do Jardim Botânico, que forneceu o espaço necessário para a plantação das árvores e concretizou uma parceria com o Carbono Zero. Depois da apresentação, os participantes da reunião foram até a área de plantio.
Na ocasião, os convidados demonstraram total apoio ao projeto. A docente que orienta a iniciativa, Vanessa Basso, falou sobre a importância de que projetos como esse tenham relevância dentro da instituição: “É extremamente importante que a UFRRJ fomente ações que contribuam para as mudanças climáticas e para a agenda 2030. O projeto é só uma semente do que é possível da gente contribuir com ações que vão mitigar os efeitos das mudanças climáticas aqui na Universidade. As ações de neutralização são uma ferramenta para fazer isso’’.
Entre as expectativas da coordenação do Carbono Zero, está expandir a área de atuação do projeto para as próximas edições da Semana Rural e atuar em conjunto com os organizadores do evento ao longo dos próximos anos.
Texto e fotos: Matheus Mendonça, bolsista de Jornalismo sob a supervisão da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).