O projeto Nossas Árvores, iniciado há seis meses, objetiva a criação de um banco de dados que otimize a gestão e o manejo dos indivíduos arbóreos presentes nas vias de circulação de pessoas dentro da UFRRJ. O primeiro passo é a avaliação de risco de cada árvore para mapear o quão potencialmente perigosa ela pode ser, baseada em sua localização.
Através dos QR Codes fixados nas árvores e palmeiras, é possível conferir o valor que o indivíduo arbóreo representa para o patrimônio, além de informações gerais como altura, idade, diâmetro, espécie, nome vulgar, família etc. Será possível conferir a avaliação de risco e um formulário eletrônico para registrar algum problema identificado num elemento arbóreo. A denúncia deve chegar pelo e-mail do Setor de Conservação de Parques e Jardins. É o que explica o professor João Latorraca: “Se um servidor, aluno, visitante ou técnico quiser fazer o registro de uma ocorrência, ele não vai precisar ligar ou ir até o setor, basta preencher esse formulário que eles vão receber automaticamente”.
Alunos de graduação e pós-graduação foram capacitados a realizar esse levantamento e as aferições dos objetos estudados através dessa aula prática. “Esse é o objetivo maior: melhorar a gestão de árvores dentro do câmpus e ajudar o setor responsável por esse cuidado, e assim, que nós possamos cuidar melhor das nossas árvores”, conclui João.
Através deste link você pode consultar a avaliação das árvores: https://laboratorios.ufrrj.br/npqm/projeto-nossas-arvores/