O estudo aponta que o Banco do Brasil teve participação no tráfico de pessoas escravizadas no século 19. Fruto de pesquisa desenvolvida por pesquisadores e professores de universidades públicas e estrangeiras, como UFF, UFRRJ, UFRJ, UNICAMP e Harvard, o trabalho final foi encaminhado ao Ministério Público Federal, que instaurou inquérito civil. O órgão notificou o banco a respeito, e aguarda manifestação sobre o reconhecimento desta participação e medidas de reparação.
O docente Álvaro Pereira do Nascimento, um dos pesquisadores responsáveis pela condução do estudo, ressaltou que a ideia surgiu da necessidade de reparação pelo crime cometido. A pesquisa foi realizada a partir de documentos históricos e oficiais encontrados em arquivos nacionais e estrangeiros. Álvaro explica que “acionistas do Banco do Brasil se beneficiavam de empréstimos ou investimentos do banco, provenientes do comércio ilegal de escravos”.
Leia a notícia na íntegra em https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2023-11/bb-teve-participacao-no-trafico-de-pessoas-na-escravidao-diz-estudo