Uma das questões da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias da edição 2023 do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) fez referência ao artigo “Cultivando relações no Arranjo Local da Penha: A mobilização de mulheres a partir das práticas de agricultura urbana na favela”, de autoria de Mariana Portilho, Camila Rodrigues e Annelise Fernandez.
Mariana é egressa do Programa de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável (PPGPDS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O texto em questão é fruto da pesquisa de mestrado que Mariana desenvolveu na UFRRJ sob orientação de Camila Rodrigues, professora do Departamento de Administração e Turismo, e coorientação de Annelise Fernandez, docente do Departamento de Ciências Sociais.
Na publicação, as pesquisadoras abordam o protagonismo das mulheres e sua relação com a agricultura urbana no Arranjo Local da Penha, uma rede territorial comunitária criada em 2016, no complexo de favelas da Penha, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.
O trecho citado na questão está reproduzido a seguir:
“Os movimentos da agricultura urbana no município vêm crescendo nos últimos vinte anos, tanto por meio de reproduções de modelos de vida antigos, vinculados ao resgate dos próprios costumes, como – e, cada vez mais – são revelados hábitos inventivos nos quais moradores urbanos de diferentes classes sociais, sem nenhuma referência anterior com o campo, passam a se dedicar a essas atividades. Ao possibilitar o acesso ao plantio e consequentemente à alimentação, permite-se uma nova relação com o que se come, reduzindo o percurso da cadeia produtiva e aproximando produtores de consumidores, pois ambos se confundem nas experiências de agricultura urbana”.
De acordo com informações preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 3,9 milhões de inscritos no Enem 2023, 71,9% compareceram ao local de prova no domingo, 5/11, primeiro dia de aplicação do exame.
Artigo científico:
PORTILHO, M.; RODRIGUES, C. G. O.; FERNANDEZ, A. C. F. Cultivando relações no Arranjo Local da Penha: A mobilização de mulheres a partir das práticas de agricultura urbana na favela. Cidades, Comunidades e Territórios, n. 42, jun. 2021. Disponível em: http://journals.openedition.org/cidades/4043
Por Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.