No período de 25 de setembro a 5 de outubro de 2023, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebeu uma equipe de pesquisadores do Instituto Etíope de Pesquisa Agrícola (Ethiopian Institute of Agricultural Research – EIAR) e representante da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) – Ministério das Relações Exteriores (MRE), dando início às atividades relacionadas ao Projeto de Apoio Técnico ao Manejo de Solos Ácidos para fins Agrícolas na Etiópia.
O projeto faz parte de um acordo de cooperação técnica negociada entre a ABC/MRE e o Governo da Etiópia, com vistas à transferência de conhecimentos para solucionar problemas agronômicos relacionados ao manejo de solos ácidos.
O rápido crescimento populacional observado na Etiópia aumenta a vulnerabilidade do país em relação a segurança alimentar, implicando no aumento do uso de terras cultiváveis de forma sustentável e, principalmente, utilizando terras caracterizadas como degradadas. Ambos os governos (Brasil e Etiópia) reconhecem a importância desse problema e uma das alternativas para mitigá-lo tange ao uso adequado de técnicas relacionadas ao manejo dos solos.
O objetivo da cooperação técnica é usar a experiência brasileira de utilização de calcário agrícola e técnicas de manejo dos solos, porém adaptando a forma de aplicação e a distribuição do insumo às condições etíopes.
A cerimônia de abertura das atividades relacionadas ao projeto contou com a presença de representante da ABC/MRE (Filipe Viriato Nascimento), da Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – CORIN (Juliana Hauck Tiburski), da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro – PESAGRO (Arivaldo Ribeiro Viana), da direção do Instituto de Agronomia (prof. Everaldo Zonta), dos professores do Departamento de Solos Clarice de Oliveira, Ricardo Luiz Louro Berbara, Eduardo Lima e do professor do Departamento de Petrologia e Geotecnologia Alan Wanderley de Albuquerque Miranda -colaboradores do projeto, e dos professores Nivaldo Schultz e Helena Saraiva Koenow Pinheiro (coordenadores executivos do projeto).
O objetivo desta primeira etapa do projeto foi a familiarização das autoridades do EIAR com a expertise brasileira, globalmente conhecida, em manejo de solos ácidos para fins agrícolas. Neste sentido, a equipe visitou dependências da UFRRJ (Museu de Solos do Brasil, Laboratório Análise de Solo, Plantas e Resíduos – LABFER) e parceiros (Fazendinha Agroecológica do Km 47 e o Sítio do Sol de produção orgânica), Região Serrana do Rio de Janeiro (com apoio de produtores, e parceiros da PESAGRO e CEASA) e no Paraná contou com visitas a Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (futura parceira do projeto); Fazenda Escola Capão da Onça – unidade da UEPG; Fundação ABC de Castro, onde a colaboração do Prof. Eduardo Caires (UEPG) foi essencial para o sucesso desta etapa do projeto.
Encerrando esta etapa do projeto, houve uma reunião de alinhamento das futuras atividades, dentre as quais consta a ida dos professores da Nivaldo Schultz e Helena Saraiva Koenow Pinheiro (Departamento de Solos – IA, UFRRJ) a Etiópia para a realização de um Workshop sobre solos ácidos e um breve treinamento de coleta e análise de amostras de solo.
Confira na galeria a seguir fotos da visita:
Texto e fotos: Divulgação – Departamento de Solos do Instituto de Agronomia da UFRRJ.