Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > A formação de professores na UFRRJ

A formação de professores na UFRRJ

Por ocasião do seminário sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 25 de novembro, ficou mais uma vez evidenciado o compromisso que nossa instituição tem com a formação de professores. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP) – a quem parabenizamos pela iniciativa.
 
A expansão das licenciaturas na UFRRJ – prevista no Plano de Reestruturação e Expansão (PRE 2007/Reuni) – partiu de 13 cursos já implantados, até 2007, para 23 cursos no biênio 2009/2010. A Universidade passou de 820 para 1395 vagas oferecidas por ano em cursos de licenciatura (um aumento de 70% na oferta anual). As licenciaturas na Rural foram responsáveis por mais de 40% das vagas de acesso em 2012, considerando o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/MEC).
 
Neste movimento, a Universidade não só ampliou significativamente o número de vagas como também passou a oferecer cursos num amplo espectro de áreas de conhecimento. A intenção de contribuir significativamente para a formação de professores para a educação básica colocou o desafio de buscar propostas acadêmicas e políticas institucionais para garantir a formação de professores qualificados nas diferentes áreas do conhecimento, capazes de atuar na construção de uma educação pública de qualidade. A reestruturação das licenciaturas da UFRRJ se impôs para viabilizar uma concepção de formação inicial de professores comprometida com a valorização do profissional da educação e com um perfil docente fundamentado na autonomia intelectual, na capacidade de compreender e atuar propositivamente na complexidade da escola, considerando as suas múltiplas dimensões (política, social, histórica, acadêmica, pedagógica).
 
Reuniões do Fórum das Licenciaturas realizadas no primeiro semestre de 2008 subsidiaram uma proposta que foi elaborada pela comissão instituída para coordenar a criação e reestruturação dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação da UFRRJ. No segundo semestre do mesmo ano, o Fórum das Licenciaturas se reuniu para debater o documento da Comissão, consolidando uma política institucional de formação inicial de professores da educação básica, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), Deliberação 138/2008.
 
Sem dúvida, uma das maiores conquistas deste processo foi a integração das licenciaturas, bem como a disseminação dos debates sobre a formação de professores nos Colegiados dos Cursos, com atuação agregadora da CPFP. Neste contexto de organização da nova estrutura e concepção unificada das licenciaturas, cabe destacar a importância dos Programas da Capes como o Prodocência, o Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e as Licenciaturas Internacionais (PLI) que inegavelmente criaram um ambiente de valorização e de suporte a todo este esforço de envolvimento de docentes e discentes em torno dos temas relativos à formação de professores na Universidade.
 
Os passos iniciais, decisivos para a implantação da política de formação de professores, criada em 2008, foram dados com a contribuição do coletivo de coordenadores de curso das licenciaturas; a liderança, competência e o trabalho incansável e imprescindível da professora Gabriela Rizo (Instituto Multidisciplinar/IM), primeira Coordenadora da CPFP; e com a participação ativa e comprometida da servidora técnico-administrativa Aurea Lunga (Pró-Reitoria de Graduação/Prograd), do professor Pedro Hussak (IM) e das professoras Lia Maria Teixeira, Lana Cláudia da Fonseca e Amparo Cupolillo (UFRRJ Seropédica).
 
Os debates ora promovidos pela Prograd, CPA e CPFP, assim como os eventos que vêm sendo realizados pelo Pibid, imprimem dinamismo às licenciaturas, valorizam, problematizam e buscam os caminhos para o desafio de formar professores competentes e comprometidos com a educação pública. No século XXI, o conhecimento é a base do desenvolvimento das pessoas, das nações e da inclusão social.

 

Professora Nidia Majerowicz, pró-reitora de Graduação entre 2005 e 2013, e atual pró-reitora de Assuntos Financeiros

 

 

 


Postado em 29/12/2015 - 11:44 -

Notícias Relacionadas

Entre insubordinações e insolências
O genocídio do povo yanomami é tema de artigo de Renato Maluf
Paulo Freire fez cem anos
Os animais merecem respeito
Carta de Cuiabá — Sociedade Brasileira de Educação Matemática

Últimas Notícias

Skip to content