É com pesar e profunda tristeza que comunicamos o falecimento do professor Manoel Barros da Motta em 04/07/2023.
Graduado em Filosofia e doutor em Teoria Psicanalítica, lecionou na UFRRJ entre 1975 e 2020, quando se aposentou. Foi fundador e membro ativo da Escola Brasileira de Psicanálise/Associação Mundial de Psicanálise – EBP/AMP. Seu livro “Crítica da razão punitiva: Nascimento da prisão no Brasil” é leitura obrigatória para todos os que estudam o encarceramento no país. Para além de suas várias obras autorais, Manoel também se dedicou a organizar e publicar clássicos da filosofia mundial, com destaque para Ditos e Escritos, de Michel Foucault (em dez volumes) e das obras dos epistemólogos franceses Georges Canguilhem, Alexandre Koyre e Jean Cavailles.
Na UFRRJ, formou gerações de estudantes de diversas áreas apresentando os caminhos e debates filosóficos do pensamento científico. No ICHS, participou do decisivo movimento de ampliação da área de humanidades em nossa universidade, sendo um dos fundadores do Departamento de Filosofia. Todos os que tiveram a felicidade de com ele conviver sempre se lembrarão de sua vasta cultura, sua defesa firme das liberdades e da democracia, e sua gentileza, simplicidade e generosidade no trato pessoal.
A Direção do ICHS se solidariza com familiares e amigos, afirmando a falta que ele fará para nossa comunidade e toda a UFRRJ.