O documentário Desova, apresentado pelo Fórum Grita Baixada e produzido pela Quiprocó Filmes, com direção da cineasta baixadense Lais Dantas, alcançou o primeiro lugar no Festival de Cinema Político da Argentina. A obra cinematográfica é fruto da pesquisa “Mapeamento Exploratório de Desaparecimentos Forçados e Desaparecidos na Baixada Fluminense e na Cidade do Rio de Janeiro”, coordenada pelos professores José Claudio Alves e Nalayne Mendonça Pinto, ambos do Departamento de Ciências Sociais da UFRRJ, em parceria com o Fórum Grita Baixada, que tem como diretor Adriano de Araújo.
A equipe de pesquisa do mapeamento é formada por estudantes e pesquisadores da UFRRJ em conjunto com outras universidades. O documentário, com base neste mapeamento, retrata os desaparecimentos forçados de pessoas da Baixada Fluminense. O desaparecimento forçado está relacionado à violência do Estado quando em circunstâncias de conflitos sociopolíticos ou períodos de repressão, com atos como perseguições, prisões ou detenções ilegais até sequestros, execuções sumárias, ocultação de cadáver e cemitérios clandestinos.
Como instrumento também de incidência política, o filme abre portas para o diálogo e a cobrança de políticas públicas para o enfrentamento das dinâmicas de desaparecimentos forçados e de violência de Estado no Brasil.