Gratidão. Esta foi a palavra mais falada durante a cerimônia que marcou a despedida do procurador-chefe que atua na UFRRJ, Paulino Farias Alves Júnior. Embora seja servidor público da Procuradoria-Geral Federal, ele é lotado na UFRRJ desde agosto de 1994 e chefe do setor desde agosto de 2005. Ou seja, durante quase 29 anos Dr. Paulino (como é conhecido) atuou na Universidade. No final de abril, ele se aposentou e quem passa a ser a procuradora-chefe é Jaqueline da Silva de Souza.
A Procuradoria Federal junto à UFRRJ é um órgão da Procuradoria-Geral Federal que, por sua vez, é vinculada à Advocacia Geral da União (AGU). Sua função é prestar consultoria e assessoria jurídica à UFRRJ, mas não integra a sua estrutura.
A cerimônia ocorreu hoje (15) de manhã, na sala da Secretaria dos órgãos Colegiados (SOC), onde o atual reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, expressou sua gratidão ao procurador: “Agradecemos muito pela atuação do procurador-chefe, pois entendemos que a instituições só são fortes quando há indivíduos comprometidos com o trabalho. Ele foi essa pessoa que ajudou a fortalecer a Rural. Portanto, só temos a agradecer ao Dr. Paulino pela sua contribuição para a Universidade ser o que ela é hoje”.
O atual vice-reitor da Rural, professor César Da Ros, contou que, durante os oito anos em que foi pró-reitor de Assuntos Estudantis, precisou muito da ajuda profissional do procurador-chefe. “Ele foi sempre uma pessoa que atuou como interlocutor da pró-reitoria e aprendemos muito com ele. A maioria de nós quando ingressa no serviço público não tem o devido preparo para assumir cargos de gestão, mas ele nos ajudou a manter a posição correta, dentro de um ordenamento legal. Sempre dedicado, estudioso e entusiasmado”, comentou Da Ros.
Um dos ex-reitores da UFRRJ, o professor Ricardo Berbara também homenageou o procurador-chefe destacando que ele sempre foi além do seu papel profissional: “É um sujeito humano, parceiro da Universidade. Já discordamos algumas vezes e o debate sempre se estabeleceu em alto nível. Ele, de fato, elevou a Procuradoria, o que permitiu também elevar o nível de estabilidade da Rural”.
O procurador, agora aposentado, registrou que a tarefa de atuar como consultor e assessor jurídico da UFRRJ foi uma tarefa difícil e árdua: “Vivemos momentos de antagonismo, mas todos os reitores com os quais nós lidamos mantiveram o diálogo num nível de excelência. Agradeço a todos eles, aos pró-reitores e a muitos outros. Não temos condições de nomear um a um. E, também, agradeço especialmente à secretaria da Procuradoria, que sempre nos apoiou durante a nossa caminhada.”
A Procuradoria Federal junto à UFRRJ fica no Pavilhão Central, terceiro andar.
Confira abaixo alguns momentos da homenagem prestada ao procurador-chefe, Paulino FArias Alves Júnior.