A UFRRJ está em dia com a documentação necessária para o seu recredenciamento no Ministério da Educação (MEC). Na última quarta-feira, dia 12/04, o segundo formulário para dar prosseguimento ao trâmite foi inserido no sistema eletrônico responsável pela operacionalização dos processos regulatórios da educação superior brasileira, o e-Mec. A primeira etapa ocorreu com o cadastro do primeiro formulário, em 30 de agosto de 2021.
O documento faz uma descrição do funcionamento acadêmico-administrativo da UFRRJ, tendo como referência as avaliações externas e internas. A próxima etapa do recredenciamento será a visita in loco de uma comissão de avaliadores institucionais do Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos próximos meses.
A primeira visita de avaliação presencial, para fins de recredenciamento institucional, ocorreu em outubro de 2009, resultante das exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) – Lei n° 40.861 de 14 de abril de 2004. Neste processo, a UFRRJ foi recredenciada com conceito 4, numa escala de 1 a 5, na qual o valor 5 é a nota máxima. A partir da pandemia da COVID-19, este processo avaliativo in loco passou a ser virtual.
No dia 12 de maio deste ano, a comissão coordenadora do recredenciamento da UFRRJ fará um seminário para dar mais esclarecimentos à comunidade universitária sobre o significado e a dinâmica do processo de recredenciamento institucional, que terá repercussões sobre a vida da UFRRJ nos próximos cinco anos.