Evento contou com acervo histórico de maquinário da Universidade e apresentou as mais novas aquisições do campo
Na terça-feira, dia 7/3, o Pavilhão Central (P1) do câmpus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebeu a exposição de tratores e máquinas agrícolas pertencentes à instituição. Aberto ao público, o evento foi promovido pela Reitoria, em colaboração com a Casa da Agricultura, Sustentabilidade, Territórios e Educação Popular (Caste/UFRRJ), o Setor de Conservação de Parques e Jardins, o Colégio Técnico (Ctur) e a Coordenadoria de Produção Animal. Os visitantes puderam conhecer de perto as ferramentas que movem o setor agrícola da Rural.
Coordenador das atividades da Caste/UFRRJ e um dos entusiastas da exposição, Evandro Costa ressalta a importância do evento como forma de mostrar à comunidade universitária e também externa o trabalho feito na instituição. “É uma iniciativa para a gente mostrar qual é a nossa atual realidade. Somos uma universidade rural que já leva o rural no nome, onde estamos cada vez mais trazendo o agro para a universidade, executando os plantios em larga escala, trazendo os alunos para trabalharem com a gente. Nada mais gratificante do que mostrar isso para o restante da Universidade”, disse o engenheiro agrônomo.
Com a aquisição de novos e mais modernos tratores, o trabalho desenvolvido será aprimorado. “Ter um maquinário adequado para a gente trabalhar é de suma importância, principalmente pela segurança dos trabalhadores”, destacou Paulo Souza, engenheiro agrônomo formado pela UFRRJ e atual servidor da Caste/UFRRJ.
Uma das aquisições que estiveram em exposição é o trator cabinado de 145 cavalos, o primeiro equipamento agrícola cabinado da Universidade. “Ele permite maior produtividade, favorecendo melhores condições climáticas aos operadores com o ar-condicionado e maior aparato tecnológico”, disse Luan Gonçalves de Lima, da Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros (Proaf/UFRRJ).
Ao fim do dia, os tratores e todo o maquinário agrícola voltaram às suas terras de origem, o campo. “O mais importante é as pessoas verem que o nosso trabalho está tendo retorno, tanto para a Universidade quanto para a vida acadêmica em si. O objetivo maior da exposição é mostrar para a comunidade acadêmica que existem frutos de um grande trabalho”, completou Souza.
Assista, abaixo, à reportagem realizada pela equipe da CCS:
Texto: Rafael Gutierrez (bolsista de Jornalismo na Coordenadoria de Comunicação Social – CCS) sob supervisão da redação da CCS.
Foto: Matheus Mendonça (bolsista de Jornalismo na Coordenadoria de Comunicação Social – CCS) sob supervisão da redação da CCS.
Reportagem em vídeo: Rafael Gutierrez (repórter); J. Viktor de Moraes e João Pedro Bertolino (imagens e edição)
.