Com a presença da deputada federal Jandira Feghali, evento reuniu pesquisadoras de diversas instituições científicas no câmpus Seropédica
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em parceria com a Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC), promoveu o lançamento de bolsas de apoio financeiro para mulheres e meninas cientistas na segunda-feira, dia 13 de março, em ato solene realizado no Pavilhão Central (P1).
Os recursos para as bolsas são provenientes de emenda parlamentar concedida pela deputada federal do Rio de Janeiro, Jandira Feghali, que exaltou a relevância de ações que promovam a equidade de gênero no campo científico. “Essa rede de mulheres cientistas precisa ser fortalecida porque ela precisa ser visibilizada, desde a pesquisa básica até o pós-doutorado. É muito importante que a gente fortaleça essa rede e chegue a todos os estados, mas também chegue aos milhares de municípios”, afirmou Jandira.
Este primeiro aporte de recursos irá viabilizar a concessão de sete bolsas de iniciação científica, no valor de 700 reais, por um período de oito meses, e de cinco bolsas de doutorado nas áreas de Políticas Públicas, Comunicação e Tecnologia da Informação, no valor de 3.100 reais, por um período de 10 meses.
Na ocasião, o reitor da UFRRJ Roberto de Souza Rodrigues enalteceu a diversidade da comunidade universitária ruralina, representada no evento por membros do corpo técnico-administrativo, docente e discente: “Essa é a cara da universidade brasileira, essa é a cara da Universidade Rural, essa é a cara do povo brasileiro”. Em seguida, complementou: “É assim que precisa ser a ciência, o ensino e a extensão”. O reitor também parabenizou os esforços da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis a favor da equidade de gênero, especialmente da pró-reitora Juliana Arruda e da pró-reitora adjunta Jô Alves.
Na abertura da solenidade, após apresentação musical, a professora Juliana Arruda ressaltou a atuação da RBMC em todos os estados brasileiros, enquanto Jô Alves mencionou a necessidade de a Universidade avançar em prol da inclusão de todas as diversidades e de todas as mulheridades.
A importância da parceria da UFRRJ com a RBMC também foi destacada pela professora Rosangela Aparecida Hilário, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), atual coordenadora da Rede ao lado da professora Juliana Arruda, do Colégio Técnico da UFRRJ, e da professora Sueli Custódio, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Em um discurso emocionado, Rosangela exaltou o espaço ocupado pelas mulheres na pesquisa científica: “Precisamos de mais mulheres nas ciências, precisamos de mais mulheres em espaços de poder e decisão. Precisamos colorir, diversificar e dar pertencimento a todas as áreas da sociedade”.
As cientistas Monica Dahmouche, do Museu Ciência e Vida, e Valéria Motta, do Instituto Militar de Engenharia (IME), contribuíram para o debate ao trazer informações sobre a baixa representatividade feminina em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês). As duas cientistas, além de participarem da RBMC, integram a Rede Mulheres em STEM do Rio de Janeiro, que promove a inserção de jovens meninas e mulheres nas Ciências Exatas.
Também estiveram presentes e discursaram no evento a pró-reitora de Graduação da UFRRJ, Nídia Majerowicz; o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ, Leandro Dias de Oliveira; a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ, Márcia Denise Pletsch; a diretora eleita do câmpus Nova Iguaçu, Ana Carolina do Carmo Barboza; e a graduanda em Ciências Sociais da UFRRJ, Mabel Almeida.
O ato solene de lançamento das bolsas integra uma série de ações realizadas pela Campanha Mulheridades.
Confira abaixo a galeria de fotos do evento:
Texto e fotos Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).