Hoje, dia 7 de março, a comunidade universitária da Rural celebra um ano de retorno ao sistema presencial. A Administração Central lembra a data com registros importantes do que passamos e convida todas e todos para uma reflexão, a partir de oito pequenos textos: o primeiro é assinado pelo reitor, professor Roberto Rodrigues, e os demais são assinados por cada um dos responsáveis pelas sete pró-reitorias da UFRRJ.
Reitoria
Professor Roberto Rodrigues
“Hoje, completamos exatamente um ano da volta à presencialidade aqui na Rural. Voltamos, mas não podemos deixar de registrar a nossa solidariedade a todas e todos que perderam entes queridos nesta pandemia, que causou inúmeras perdas.
Um ano atrás, estávamos cheios de incertezas e inseguranças. Primeiro, por causa da própria crise sanitária que ainda estava ocorrendo, apesar de toda a comunidade estar vacinada. Trabalhamos junto com as prefeituras do nosso entorno sobre a prioridade de vacinação dos nossos servidores e de alguns alunos, para que a retomada ocorresse de forma segura. Os efeitos da vacinação na população nos deram mais segurança para a volta. Por outro lado, havia insegurança em relação à nossa infraestrutura. Os dois anos de isolamento social e sem atividades presenciais levaram ao cancelamento de vários contratos com a Universidade. Questões como manutenção e limpeza foram muito prejudicadas. E isto foi um grande desafio.
A infraestrutura que nos capacita a receber nossos estudantes, servidores e trabalhadores terceirizados era uma preocupação em todos os conselhos e, também, por parte das entidades representativas. Apesar de tudo isso, a Universidade conseguiu apresentar uma resposta bastante significativa, mantendo a limpeza e a infraestrutura para que as aulas pudessem retornar com a maior tranquilidade possível naquele momento. Hoje, um ano depois, não há mais dúvidas sobre a nossa infraestrutura. Muito pelo contrário: temos vários projetos e parcerias em andamento com outras instituições.
Importante destacar, também, que o ano de 2022 (da volta ao presencial) foi um ano de muitos cortes no orçamento. Tivemos menos recursos financeiros inferiores aos do ano de 2019, quando estávamos 100% no sistema presencial. O desafio, portanto, além da retomada em si, foi gerir a Universidade com um montante de recurso menor. Conseguimos superar tudo isso e, hoje, um ano depois, a Universidade é mais forte. Entendemos que a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade só ocorre de forma presente, desenvolvendo ensino, pesquisa e extensão presencialmente.
Por último, destacamos também que, mesmo no período da pandemia e do isolamento social, várias pessoas estiveram presentes aqui por questões de emergência, principalmente técnicos e terceirizados, aos quais a Administração Central registra o seu agradecimento.”
Pró-reitoria de Extensão (Proext)
Professora Rosa Maria Marcos Mendes
“Na volta ao sistema presencial, podemos destacar algumas ações de muita importância para a Extensão da Universidade. No Instituto Multidisciplinar, no câmpus de Nova Iguaçu, há dois departamentos e, também, a Escola de Extensão, com vários projetos. Realizamos, também, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com grande envolvimento da comunidade universitária. Foi um grande sucesso de público, inclusive de fora da Rural. O projeto de visitas da Proext, que recebe escolas com agendamento prévio, ocorreu durante este ano com muitas instituições. Planejamos e conseguimos colocar em execução, nesse ano de volta ao sistema presencial, o Pré-Enem de Seropédica e de Nova Iguaçu. E, por último, destacamos o pleno funcionamento dos departamentos e o serviço de atendimento da Proext.”
Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep)
Professora Miliane Moreira
“Nesse ano de retorno à presencialidade, a Progep, em todas as suas áreas e em colaboração com outras instâncias, trabalhou arduamente para garantir transparência e fluidez em suas ações. A Deliberação 310/2022 permitiu que 27 setores funcionassem em jornada flexibilizada, de forma oficial. A implantação do módulo ponto eletrônico, além de atender a uma demanda legal, apontou aspectos críticos que nos permitiram uma revisão da Deliberação 77/2019, publicação de portarias da Reitoria, e do I Edital de Remoção Interna, promovendo isonomia e transparência em temas como servidor estudante, recesso acadêmico e realocação. A aprovação da Deliberação 564/2022 forneceu elementos norteadores para a implantação do aguardado Programa de Gestão de Desempenho (PGD) em 2023. Neste último ano, ainda foi realizado concurso para provimento de vagas de técnicos-administrativos educacionais (TAEs). A celebração presencial do Dia do Servidor foi realizada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Rural (Sintur). A Progep nunca parou durante a pandemia e, além dessas ações, existe um esforço coletivo e permanente para a garantia de atendimento e celeridade no fluxo de processos vitais aos servidores (como atualização de registros funcionais, concessão de benefícios, folhas de pagamento, admissão e progressão funcional, perícias, concessão de adicionais, vistorias, distribuição de Próprios Nacionais Residenciais (PNRs), gerenciamento de capacitações, atendimento de demandas legais, entre tantos outros que fazem parte do nosso cotidiano).”
Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proaes)
Professora Juliana Arruda
“O retorno ao sistema presencial em 2022 trouxe alguns desafios à Proaes, sobretudo no que se refere ao Restaurante Universitário (RU) de Seropédica e aos alojamentos. O RU estava em reforma e, por isso, estava com capacidade reduzida para atender à comunidade universitária. Por conta disso, inicialmente, foi priorizado o atendimento a estudantes bolsistas e/ou alojados. Paulatinamente, à medida que a reforma dos espaços era realizada, a capacidade de atendimento foi se ampliando. Já no que se refere aos alojamentos, o desafio foi garantir um retorno digno aos moradores, tanto os antigos, como os novos. Uma força-tarefa foi feita para realizar manutenção e reformas em alguns espaços da residência estudantil para garantir mais conforto e segurança aos/às moradores/as. Ainda que operando com verba reduzida e insuficiente, conseguimos abrir editais de bolsas e auxílios para estudantes vulneráveis socioeconomicamente que, com a pandemia, tiveram sua situação social ainda mais vulnerabilizada.”
Pró-reitoria de Graduação (Prograd)
Professora Nídia Majerowicz
“A volta ao regime presencial na graduação foi recebido com entusiasmo pelos estudantes, que reocuparam a Universidade dando vida aos câmpus, restabelecendo plenamente as atividades práticas até então suspensas durante o afastamento decorrente da pandemia da COVID-19. Reencontrar amigos, colegas e professores trouxe grande alegria à comunidade universitária.
Este primeiro ano de presencialidade propiciou a consolidação de ações de grande relevância para a vida acadêmica da graduação como as audiências públicas para a discussão do Regulamento da Graduação e para a finalização e implementação da curricularização da extensão.
A retomada das aulas inaugurais, das semanas de integração nos cursos e das colações de grau presenciais trouxeram sentimentos muito especiais de afeto e de identidade com a Universidade.”
Pró-reitoria de Assuntos Financeiros (Proaf)
Nilson Brito
“O retorno à presencialidade trouxe consigo um enorme desafio para a Proaf, tanto sob a ótica dos processos administrativos, quanto ao de pessoal administrativo.
O momento vivenciado anteriormente impôs que a Proaf adaptasse seus fluxos processuais, passando do modelo híbrido para o modelo digital, a fim de atender todas as expectativas institucionais relacionadas à sua área de atuação.
Apesar de eventuais turbulências decorrentes desta adaptabilidade, conseguimos atender a expectativa da comunidade ao ofertar diversos produtos e serviços para atividades essenciais da UFRRJ, como realizar pagamentos de diferentes tipos de auxílio financeiro aos discentes e honrar os compromissos assumidos com os fornecedores.
Além disso, mantivemos ativas todas as etapas dos processos de aquisições, serviços e obras, principalmente aquelas relacionadas às equipes de planejamento da contratação com os setores técnicos, que processam a licitação, assim como o gerenciamento de todos os contratos da instituição.
Enfim, independentemente dos desafios impostos pela realidade, a Proaf se manteve firme e se mostrou à altura em atender à comunidade universitária com profissionalismo, excelência e dedicação por parte da sua equipe de servidores.”
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG)
Professor José Luis Luque / Leandro Dias de Oliveira
“No que se refere à atuação da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRRJ, o cenário neste um ano de presencialidade se revela promissor. Após o grande esforço de professores, estudantes, técnicos e coordenadores para manter as atividades dos programas de pós-graduação da Rural, mesmo na pandemia, de acordo com a Avaliação Quadrienal 2021 da Capes, 35% dos programas de pós-graduação stricto sensu da nossa Universidade subiram de nota em relação à avaliação anterior, revelando grande evolução da UFRRJ. Neste ano, os programas de pós-graduação, laboratórios, grupos de pesquisa e projetos retornaram com toda a força às suas ações. Ao mesmo tempo, a PROPPG tem se esmerado em lançar editais diversos, de fomento à mobilidade internacional docente e discente, de apoio a programas de pós-graduação, grupos de pesquisa e laboratórios e financiamento ao pesquisador. A retomada das atividades presenciais do universo da iniciação científica, com editais PIBIC, PIBITI, PIBIC-AF e agora o PICV, e a proximidade da realização da Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), presencial, depois do longo período da pandemia, permitem celebrar o excelente momento da pesquisa institucional da UFRRJ.”
Pró-reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi)
Rejane Santiago
“Um dos principais desafios do retorno ao modo presencial na Propladi, no início de 2022, foi a retomada do trabalho pelas equipes em seus locais de trabalho, de modo que estas pudessem sentir o mínimo de segurança possível em relação aos protocolos de biossegurança institucionais e, também, a superação do medo que o vírus causou na vida de cada um. Mesmo permanecendo com partes das atividades ativas durante a pandemia (acompanhamento das obras e fiscalização), o retorno significou a superação de uma etapa trágica em nível mundial, mas que pôde ser combatida com os avanços da vacinação em massa e do sistema público de saúde.
Em relação às atividades de Tecnologia da Informação (TI), o desafio foi avaliar a situação da infraestrutura de rede que dá suporte ao funcionamento dos sistemas informatizados. No contexto desta avaliação, se destaca uma análise geral dos equipamentos que ficaram sem uso por um longo período. Muitos dispositivos foram danificados, o que aumentou a demanda por estes itens e a necessidade de substituição de vários deles. As atividades de implantação dos módulos do SIG (Sipac, Sigaa e SigRH) foram aceleradas pela pandemia, o que exigiu um grande esforço das equipes para que os processos pudessem seguir sua tramitação em ambiente virtual. Fruto dos esforços das áreas de TI, Desenvolvimento Institucional e Arquivo e, também, do Protocolo Geral.”