Desde a implementação do Diploma Digital, lançada pelo Ministério da Educação (MEC), a universidade tem trabalhado no processamento desses documentos. Contudo, a solução tecnológica (sistema) para registro e expedição de diplomas digitais tem apresentado inconsistências, de diversas ordens, uma vez que esta solução não é padronizada e exige adaptações dos sistemas internos das IFES, que quando não executadas plenamente comprometem a segurança da informação, repercutindo nas fases de geração, registro, autenticação e preservação de diplomas, em conformidade com as normas do MEC e registros em blockchain.
Um dos fatores que tem impactado na emissão são as recorrentes atualizações normativas do MEC, que exige a constante adaptação e aderência do SIGAA às novas regulamentações, além do alinhamento à Plataforma RNP, o que, consequentemente, gera implicações no fluxo de emissão de diplomas.
Essas ações exigem um trabalho conjunto entre a PROGRAD/DAARG/DRA, PROPLADI/COTIC, Gabinete da Reitoria e Assessoria de Comunicação, para atender a regularização do fluxo de expedição.
A aderência do SIGAA à Plataforma RNP precisa ser realizada de forma absoluta, para que os diplomas sejam guardados tanto na instituição emissora como no repositório em nuvem do MEC, preservada a sua segurança, autenticidade, impedindo violações, falsificações ou qualquer irregularidade, estando disponíveis para acesso sempre que necessário.
Apesar das intercorrências, foram emitidos 322 diplomas entre dezembro de 2022 e janeiro deste ano. Estamos comprometidos com as resoluções de todas as questões para que os demais diplomas sejam emitidos.
Contamos com a compreensão de todos.
Estruturamos um passo a passo para que os discentes com status CONCLUÍDO vejam como acompanhar o processo de expedição do diploma digital pelo SIGAA. Confira CLICANDO AQUI.