Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
edital
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Institucional UFRRJ
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
notícia
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vídeos
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Reformas nos alojamentos da UFRRJ: dois prédios passam por renovação total na parte elétrica

Reformas nos alojamentos da UFRRJ: dois prédios passam por renovação total na parte elétrica

Alojamento | 25/01/2023 - 15:08

As obras acontecem desde abril de 2022, nos prédios M1 e M2, nas residências estudantis do câmpus de Seropédica. A previsão de término é para meados de maio de 2023

 

Passar por obras dentro de casa é, sem dúvida, um processo estressante. Barulho, poeira e bagunça acabam se tornando hóspedes incômodos. Os moradores dos alojamentos estudantis da Rural entendem bem a situação, já que a parte elétrica dos prédios M1 e M2 passam por reformas.

 

As obras seguem o Plano Institucional de Prevenção de Riscos da UFRRJ, que prevê a troca de toda a fiação anterior, que tinha mais de 40 anos e não havia sido atualizada aos padrões de construção atual. Até o momento, foram concluídos os três andares do M2. O término dos trabalhos no M1 está previsto para meados do mês de maio de 2023. E, para dar suporte ao sistema elétrico renovado dos prédios, foi necessário construir duas novas subestações de energia.

 

O estudante de Pedagogia Eduardo Almeida está preocupado sobre a mudança no dia a dia desde o início das obras. “Como sou alojado, o meu espaço de estudos e descanso é no quarto. O maior impacto que eu sofri foi relacionado aos barulhos constantes. Embora eu saiba que seja necessário, é extremamente desconfortável”.

 

Os trabalhos começaram em abril de 2022, com o processo de realocação dos estudantes. Moradores do M2 tiveram que ser integrados a outros prédios, para que as mudanças fossem feitas sem maiores problemas. Posteriormente, todos os 12 blocos dos alojamentos vão passar por reformas semelhantes e haverá novamente a integração de alunos em outros prédios.

 

Segundo Lorena Florêncio, diretora da Divisão de Residência Estudantil (Dire), houve certa resistência em fazer a troca, e a logística não se mostrou bem aceita por parte dos estudantes. Os M’s funcionam como alojamentos mistos e os alunos consideraram desgastante fazer a mudança no meio do período, já que cada quarto segue sua própria dinâmica e modo de convivência. A situação atrasou o prazo inicial de término das obras, marcado para fevereiro de 2023. Somando isso ao recesso de fim de ano, a data limite foi estendida para maio.

 

Uma segunda obra

 

No final do ano de 2022, a Rural promoveu a licitação para a implementação do sistema de incêndio e pânico, o que quer dizer que os alojamentos passarão por mais mudanças: será feita a instalação do projeto de combate a incêndio. Ruy de Athayde Filho, responsável pela Coordenadoria de Projetos de Engenharia e Arquitetura (Copea) explica que como foi a mesma empresa que ganhou a licitação para o mapa de risco contra incêndio e pânico, acredita-se que o serviço poderá ser concluído em um tempo menor. Sobre a pertinência das reformas ele complementa: “Essas são mudanças importantíssimas para a segurança dos alunos”.

 

Então, de forma resumida, o que ocorreu no M2 e agora vai acontecer no M1 foram duas etapas da obra, com duas licitações diferentes: uma para a reforma da rede elétrica e outra para a implantação do sistema de incêndio e pânico.

 

Também é importante ressaltar que obras em órgãos públicos devem seguir uma série de particularidades. A Universidade, então, precisa realizar determinações previstas por lei, que vão desde a promoção da licitação, do sorteio da empresa até a entrega do projeto, e isso pode acarretar atrasos na finalização do serviço.

 

Para saber mais sobre como funcionam o início, o acompanhamento e a entrega dos projetos veja a reportagem:

https://portal.ufrrj.br/obras-na-ufrrj-como-funcionam-o-inicio-o-acompanhamento-e-a-entrega-dos-projetos-concluidos/

 

 

 

Texto e fotos: Nicole Lopes (bolsista da CCS/UFRRJ sob supervisão jornalística)

Notícias Relacionadas

Ir para o conteúdo
Configurações de cookies

Para garantir a melhor experiência ao usuário durante a visita aos nossos sites, a UFRRJ utiliza cookies.

Alguns cookies são estritamente necessários para fornecer funcionalidades essenciais, como sessões de login, e não podem ser desativados. Outros cookies são coletados para melhorar o desempenho do nossos websites e a sua experiência por meio da análise de tráfego. Esses cookies podem também incluir cookies de publicidade, instalados por terceiros, como redes sociais. Seu principal objetivo é integrar conteúdo de mídia social em nossos sites, como plug-ins sociais.

Navegando através do MENU LATERAL, é possível conhecer e gerenciar  as categorias de cookies utilizadas nos sites ufrrj.br

Saiba mais em nossa Declaração de Cookies.