O Museu de Anatomia Patológica Carlos Tokarnia (MAPCT) abriu as portas para o público externo na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022. Durante toda a semana, houve visitação guiada por colaboradores do projeto. O Museu ocupa três salas no Anexo 1 do Instituto de Veterinária, no bairro Ecologia em Seropédica.
Em exposição, estão peças de interesse da parasitologia, tanto de parasitas quando peças anatômicas de animais infectados, anomalias anatômicas, malformações e neoplasias; assim como a coleção de plantas tóxicas e peças anatômicas de animais que foram expostos ou ingeriram estas plantas.
O nome do Museu é uma homenagem ao fundador da coleção, o professor Carlos Tokarnia, uma referência nas pesquisas de plantas tóxicas. Em uma das salas do MAPCT, há um centro de memórias pessoais e de trabalho do pesquisador Tokarnia.
Administrado pelo Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública do Instituto de Veterinária, o projeto possui função de ensino, pesquisa e extensão. É espaço para as aulas práticas de alterações anatômicas e parasitologia, além de minicursos e palestras para pós-graduação.
Durante seus anos de funcionamento, o acervo do museu passou por diversas restaurações e foi reorganizado para aprimorar o funcionamento e a visitação didática. Atualmente a equipe vem substituindo as soluções de preservação das peças, trocando formol para solução salina, uma substituição ecologicamente mais viável e melhor para o manuseio dos colaboradores.
Para auxiliar no processo de troca e armazenamento de peças em restauro, o museu aceita doações de garrafas PET e de potes de vidro. Para saber como fazer a doação, entre em contato com o Instagram do MPACT.
Para conhecer mais sobre o projeto e saber os horários de funcionamento do Museu visite o site https://institucional.ufrrj.br/sap/
Texto e fotos: Gabrielle Rocha, 6º período- Ciências Biológicas ( ICBS) – voluntária da SNCT
Edição: Alessandra de Carvalho – jornalismo (ICHS)