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Instituto Três Rios em perspectiva histórica

ITR | 26/09/2022 - 11:40

Com sede própria inaugurada em 2010, presença da UFRRJ em Três Rios atende à demanda da comunidade local por ensino superior público e de qualidade

 

Sede do Instituto Três Rios foi inaugurada em 2010, mas história da UFRRJ no município começa em 1998

Atualmente, a presença da UFRRJ em Três Rios, no Centro-Sul Fluminense, está bem marcada pelo prédio localizado na Avenida Alberto da Silva Lavinas, centro da cidade. Mas a história do Instituto Três Rios (ITR) começa bem antes da inauguração de sua sede própria, em 2010.

 

A partir da demanda local por cursos superiores, a Universidade Rural deu início, em 1998, a dois cursos no município: Administração e Ciências Econômicas. Na época, estas duas graduações funcionavam como “turmas fora de sede”, ou seja, estavam ligadas ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), do câmpus Seropédica. A prefeitura de Três Rios, então, providenciou locais provisórios para as aulas, como os colégios Entre Rios e Ruy Barbosa.

 

“Desde meados da década de 1990, a comunidade trirriense reivindicava a criação de um câmpus universitário público na cidade. Este sonho tornou-se realidade, em 2007, através do Projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)”, disse Paulo Saraiva, diretor do ITR.

 

Em 2009, mais um curso foi oferecido: a graduação em Direito. Neste mesmo ano foi criado o Instituto Três Rios. No ano seguinte, mais um curso se somava à família do ITR: Gestão Ambiental.

 

Para a professora Ludmilla Elyseu, chefe do Departamento de Direito, Humanidades e Letras (DDHL/ITR), o Instituto passou por muitas transformações até os dias atuais.

 

“As principais mudanças que ocorreram desde o surgimento foram a construção do prédio novo, o estabelecimento do Laboratório de Gestão Ambiental, a inauguração da biblioteca e a avaliação do curso de Direito pelo selo ‘OAB recomenda’, classificando de forma qualitativa os melhores cursos do país”, conta ela.

 

 

Quatro graduações, uma especialização e desafios pela frenteAtualmente, o ITR/UFRRJ conta com 80 docentes, dos quais 90% são doutores; 30 técnicos-administrativos; e 800 alunos nos quatro cursos de graduação. Desde 1998 até o primeiro semestre de 2016, o instituto formou 338 bacharéis em Administração, 176 bacharéis em Ciências Econômicas, 75 bacharéis em Direito e 28 bacharéis em Gestão Ambiental.

 

O curso de Administração é realizado no turno da noite e é composto por aulas teóricas e teórico-práticas. Eventos acadêmicos e comunitários como simpósios, grupos de estudos, monitorias e estágios extracurriculares são só algumas das várias atividades ofertadas pelo curso. Mais informações em https://itr.ufrrj.br/portal/cursos/administracao/

 

Também pioneiro no ITR, ao lado de Administração, o curso de Ciências Econômicas traz disciplinas teóricas e instrumentais no currículo, além de proporcionar ferramentas para a reprodução das principais técnicas e conhecimentos necessários para a transformação das estruturas econômicas vigentes. Para conhecer um pouco mais, acesse https://itr.ufrrj.br/portal/cursos/ciencias-economicas/

 

Já a graduação em Direito é realizada no turno da noite e dá ênfase à formação do profissional para as áreas jurídicas e da administração pública nos níveis municipal, estadual e federal. Saiba mais em https://itr.ufrrj.br/portal/cursos/direito/

 

Por fim, o curso mais novo do Instituto – mas que já traz uma bagagem de 12 anos de história – é a graduação em Gestão Ambiental. Com foco numa formação integrada que conjuga aspectos das ciências humanas e das exatas, o curso é oferecido nos turnos da manhã e da tarde. Detalhes na página https://cursos.ufrrj.br/grad/gestaoambiental-tr/

 

Além dos cursos de graduação, o ITR também possui uma pós-graduação lato sensu (especialização) em Direito Processual Contemporâneo. Saiba mais em https://itr.ufrrj.br/portal/pos-graduacao/direito-processual-contemporaneo/

 

Mesmo com uma considerável estrutura organizacional de cursos e de corpo docente, o ITR, assim como muitas instituições públicas de ensino superior, passa por um período difícil de manutenção de suas atividades mais básicas, devido aos cortes orçamentários na área da educação. “Os principais desafios que precisam ser enfrentados hoje são a demanda por vagas e a permanência dos alunos na instituição perante a grave crise que passamos”, conclui a professora Ludmilla Elyseu.

 

Por Marina Moreira, bolsista da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)

Revisão/edição: João Henrique Oliveira, jornalista da CCS/UFRRJ

Fotografias: Seção de Comunicação do ITR/UFRRJ

 

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