O Câmpus Campos dos Goytacazes (CCG/UFRRJ) recebeu, em 27 e 29 de agosto, parte da equipe alemã que compõe o projeto Trabbio (Transformation of Brazilian Organic Residue Masses into Recyclable Materials and Energy Sources). O objetivo do encontro foi a atualização das atividades do projeto; visita a unidades de produção e processamento de cana-de-açúcar; e planejamento de novas ações conjuntas.
No dia 27, ocorreu a visita ao Alambique Tellura, onde o grupo acompanhou a dinâmica do processo de produção de cachaça, desde a visualização de canaviais, processo de limpeza, desfibramento, fermentação, destilação e a produção de resíduos industriais com características agronômicas.
Já no dia 29, a agenda contou com reuniões pela manhã no CCG e na Usina Coagro (Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro), também parceira do projeto. No período da tarde as equipes visitaram o parque industrial da Coagro e acompanharam a operação do protótipo de colhedora de cana-de-açúcar, desenvolvido para as condições canavieiras do norte fluminense.
Participaram das atividades Tamys Fernandes e Willian Pereira (CCG/UFRRJ); Sabine Schlüter, Frank Rögener, Claudia Raedig, Carl-Friedrich Gaese (pesquisadores do Institute for Technology and Resources Management in the Tropics and Subtropics – ITT, Cologne University of Applied Sciences – TH Köln); Dieter Schillingmann (REW Regenis Regenerative Energie); Frederico Veiga (Associação Fluminense dos Plantadores de Cana – Asflucan); Márcio Rocha, Antônio Marcos e Paulo Cerqueira (Coagro); Willy Pedro Prellwitz e Franklin Meirelles (Fazenda Abadia e Alambique Tellura, respectivamente).
O projeto Trabbio visa ao desenvolvimento e implantação de tecnologias eficientes e inovadoras para o uso ambientalmente amigável de materiais energéticos da biomassa da cana-de-açúcar. O projeto é liderado pela Clausthal Institute of Environmental Technologies (Cutec), da Clausthal University of Technology, e pelo ITT-TH Köln. O CCG é parceiro do projeto, junto a Embrapa Solos, Departamento de Engenharia de Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) e Coagro.
Com informações do CCG/UFRRJ
Fotografias: Willian Pereira (CCG/UFRRJ)