Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Reações sustentáveis

Reações sustentáveis

Projeto de mestranda do Profqui/UFRRJ aborda conteúdos de Química a partir da compostagem de resíduos orgânicos

 

Professora e mestranda do Profqui/UFRRJ, Luciane Machado levou seus alunos a um centro de educação ambiental em Volta Redonda/RJ

Ao observar seu lixo doméstico, a professora Luciane Machado notou que boa parte dos resíduos sólidos orgânicos estava sendo simplesmente descartada. Incomodada com esse desperdício, ela decidiu montar uma composteira em sua casa. O adubo produzido pela compostagem pôde ser utilizado numa pequena horta própria. Outro resultado foi a redução em 60% na produção de seu lixo, o que lhe trouxe satisfação por poluir menos.

 

Essa ação individual já serve de exemplo e promove a conscientização da coletividade, com impacto positivo no meio ambiente. Mas Luciane resolveu estender a iniciativa também para seu local de trabalho: um Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) localizado no bairro de Vila Kennedy, zona oeste do Rio de Janeiro. “Na escola, vi o tamanho da área verde inutilizada. Havia espaço para compostagem e horta. Mas, em vez disso, o local era usado somente para estacionamento”, disse Luciane, que é professora de Química do Ensino Médio.

 

Articulando os conceitos relacionados às reações químicas que ocorrem no interior da composteira doméstica, a docente deu início a um projeto na escola, que serviu de base para sua pesquisa de mestrado. Com o título “O uso de compostagem domiciliar como iniciativa motivadora para o ensino de Química no Ensino Médio”, o trabalho é desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (Profqui/UFRRJ), sob orientação do professor André Marques dos Santos (Departamento de Bioquímica/Instituto de Química).

 

Mudança de paradigmas — Uma das ações do projeto de Luciane foi desenvolvida no final de maio, quando estudantes de uma de suas turmas visitaram o Centro de Educação Ambiental de Volta Redonda/RJ. A mestranda do Profqui fez um balanço da atividade:

 

“A visita foi acima das expectativas. Os alunos demonstraram grande interesse e curiosidade em ver resíduos sólidos orgânicos sendo reaproveitados de forma sustentável para produção de adubo e gás metano usado num fogareiro, como demonstração de aplicação desse produto. De forma consciente, questionaram por que, por exemplo, a escola não tem um biodigestor, já que gera tanto resíduo diariamente dos refeitórios; ou por que, apesar de tanto espaço disponível, não tem uma horta na escola. Os próprios estudantes concluíram que seria uma economia escolar. Isso é conscientização e cidadania dos jovens. É importante esse engajamento do corpo discente com questões ambientais dentro da própria escola. Essa iniciativa gera uma onda de conscientização entre outros alunos, e encoraja outros professores a trabalhar o assunto”.

 

 

De acordo com Luciane, o projeto vem transformando a visão de estudantes e de seus familiares em relação ao que costuma ser considerado “lixo”, no sentido de algo sem utilidade e sem valor. Agora, eles conseguem perceber que os resíduos podem ser utilizados para a produção de adubo. Mas essa percepção sustentável precisou superar práticas e pensamentos já arraigados no cotidiano das pessoas, conforme relatou a professora:

 

“Uma aluna me disse: ‘minha mãe achou que fosse lixo e jogou fora’. Outro: ‘estou orientando meu pai, pois ele estava jogando fora a borra do café’. Isso mostra claramente a mudança de paradigmas na família, com o aluno levando o aprendizado para os lares”.

 

Além do exercício da cidadania e da conscientização ambiental, o projeto também motivou a participação dos estudantes nas aulas de Química.

 

“Onze alunos, pelo menos, tinham uma frequência média de 46% no primeiro bimestre; com o projeto, participaram de todas as etapas, inclusive na visitação e na montagem da composteira. Então, numa realidade em que a evasão escolar vem crescendo, essas iniciativas precisam ser estimuladas”, avaliou Luciane.

 

Ensino contextualizado — Para o orientador da mestranda, a pesquisa tem o mérito de trazer um tema com forte viés na questão da sustentabilidade e interface direta com a extensão universitária. O professor André Marques dos Santos também chamou a atenção para o potencial pedagógico de projetos como os de Luciane, que conseguem trazer a Química para mais perto da realidade dos discentes.

 

“Venho orientando dissertações na área de tecnologia educacional, ensino-aprendizado e ensino de Química. Os projetos desenvolvidos nessas áreas têm como objetivo desmistificar o processo de ensino-aprendizado em Química, proporcionando o ensino mais contextualizado, valorizando as experiências dos estudantes”, concluiu Santos.

 

Conheça o Profqui — O Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (Profqui/UFRRJ) é um mestrado profissional em rede, com polos em diversas universidades no Brasil. Para saber mais, acesse https://profqui.iq.ufrj.br/

 

Por João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ)

Fotografias: profa. Luciane Machado


Postado em 11/08/2022 - 09:30 -

Notícias Relacionadas

Divulgado edital do processo seletivo para o PROFNIT 2018

Últimas Notícias

Skip to content